TOP 10 Castelos na Europa para encantar

Confira um TOP 10 castelos na Europa para encantar e conhecer muita história em sua viagem.

Simplesmente tenho uma fascinação indescritível por castelos e também inexplicável, toda a história por que já passaram e quanto mais antigo, melhor! Por isso, castelos sempre estão no meu roteiro de viagem para qualquer lugar que tenha um e a Europa é cheia deles. Separei um TOP 10 castelos na Europa que são encantadores e quase mágicos para vocês visitarem.

Castelos na Europa - Viagem

Na foto o Castelo de Neuschwanstein, um dos mais lindos e mágicos que eu já visitei.

Existe uma diferença entre castelo e palácio (castelo seria mais rural e eles surgiram para proteger os feudos na idade média, já o palácio é urbano), mas adoro visitar os dois tipos e a lista inclui castelos e palácios na Europa. Ambos foram criados para a realeza e nobres e, exatamente por isso, costumam ser super luxuosos.

Países como França, Itália, Alemanha e Reino Unido estão repletos de castelos e, claro, não são os únicos países na Europa a ter castelos e palácios maravilhosos, mas são os que estão nessa lista de castelos na Europa. Entre os mais famosos estão o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha, o Palácio de Versalhes na França e o Castelo de Windsor no Reino Unido, que também estão entre os 20 castelos mais visitados no mundo (em lista divulgada pelo site Travel+Leisure).

 

1. Castelo de Neuschwanstein

Castelo de Neuschwanstein próximo a Füssen - Alemanha

Se você pensar em um castelo de conto de fadas, é o de Neuschwanstein que vem à memória. Dizem ser o castelo real que inspirou Walt Disney no castelo símbolo da Disney. O Castelo de Neuschwanstein é um castelo do século XIX que fica em Hohenschwangau, próximo a Füssen na Bavária (Alemanha). O castelo foi construído para Ludwig II da Bavária e foi aberto ao público após a sua morte, em 1.886. A foto mais típica do castelo é essa que abriu o post com o castelo de lado que é todo branco, mas a sua entrada é essa da última foto “cor de tijolo”.

O Castelo de Neuschwanstein é um castelo na Europa realmente incrível, que também tem vistas maravilhosas (como a da foto logo abaixo que ainda considero uma das mais lindas que já fotografei até o momento). Lá tem dois castelos, o outro é o Castelo de Hohenschwangau, esse amarelo que aparece nessa foto:

Vista do Castelo de Neuschwanstein

 

2. Palácio de Versalhes (Domínios de Versalhes)

Palácio de Versalhes - França

Outro entre os castelos mais visitados do mundo, o Palácio de Versalhes fica no Domínio de Versalhes, que na verdade tem 3 castelos: o Palácio de Versalhes, o Grand Trianon e o Petit Trianon. O palácio é o mais conhecido e muita gente às vezes nem sabe da existência dos outros dois ou especialmente do Petit Trianon. Mas os três são castelos lindíssimos e vale separar um dia inteiro para poder visitar os três em Versalhes.

A construção do Palácio de Versalhes começou com um pequeno castelo em 1624, mas foi Louis XIV que o tornou um dos maiores palácios do mundo na época. O Palácio de Versalhes é extremamente luxuoso, com muito ouro, dourado, luxo e ostentação. Com uma variedade de jardins e lugares para visitar, o Domínio de Versalhes é enorme, então prepare-se para andar bastante quando for visitá-lo. Próximo à Paris, você pode chegar em Versalhes com o trem regional de Paris e passar o dia visitando os castelos.

 

3. Louvre:

Louvre em Paris

Não se deixe enganar pelas modernas pirâmides do Louvre, o museu já foi um palácio e hoje é o 2˚ castelo mais visitado no mundo inteiro (com mais de 9 milhões de visitantes por ano). O Louvre original era uma fortaleza que teve sua construção completa em 1202 e hoje suas “ruínas” e descobertas arqueológicas estão no museu na área medieval.

De 1360 a 1380, a fortaleza foi transformada em um Palácio e passou a ser a residência da família real em Paris até a mudança com Louis XIV para Versalhes em 1682. E, após 1793, o Louvre passou a ser um museu. Como os grandes palácios luxuosos da Europa, além das obras de arte do museu, existe muito o que ver no Louvre, como as paredes e tetos que são obras de arte por si só.

 

4. Palácio de Hampton Court

Palácio de Hampton Court na Inglaterra

Na Inglaterra, o Palácio de Hampton Court ficou famoso por ser a residência do rei Henrique VIII. Ele começou a ser construído em 1514 pelo Cardinal Thomas Wosley e depois passou para Henrique VIII, que ampliou o palácio. Quem assistiu a série “The Tudors” ou conhece a história do rei, provavelmente está familiarizado com os nomes. Após Henry VIII, no século seguinte, o palácio foi ampliado para ser um rival do Palácio de Versalhes, por isso ele tem construções com arquiteturas tão diferentes. Esse é o outro lado do Palácio de Hampton Court:

Palácio de Hampton Court próximo de Londres

5. Palácio Ducal / Palazzo Ducale

Palácio Ducal / Palazzo Ducale em Veneza

Quem pensa que em Veneza só existem gôndolas e os canais, muito se engana. A cidade está repleta de história e arquitetura para encantar. Bem no coração de Veneza ao lado da Basílica de San Marco, o Palácio Ducal (Palazzo Ducale) também está na lista dos 20 castelos mais visitados no mundo.

Com partes da construção mais antiga datando de 1340, o Palazzo Ducale foi construído para o Duque de Veneza, em arquitetura veneziana gótica e traz um luxuoso palácio no seu interior. No palácio também se encontra a antiga prisão que deu nome à famosa Ponte dos Suspiros. Conta a história que ali era a última vista da cidade que os prisioneiros teriam antes de ir para as celas cumprir suas sentenças, as prisões também podem ser visitadas (óbvio que nada de luxo como no palácio, apenas paredes de pedra).

Leia sobre o Museum Pass de Veneza e economize na hora de visitar os palácios e museus da cidade.

 

6. Castelo de Heidelberg

Castelo de Heidelberg na Alemanha

O Castelo de Heidelberg na Alemanha já foi considerado a oitava maravilha do mundo (no século XVII), hoje você pode visitar o castelo e as ruínas de parte do castelo que começou a ser mencionado na história a partir de 1225. O Castelo de Heidelberg fica no top da colina e de lá você também tem uma linda vista de Heidelberg.

Já escrevi um post super completo aqui no blog com dicas de viagem sobre como visitar e o que ver no Castelo de Heidelberg (leia aqui).

 

7. Castelo de Windsor

Castelo de Windsor na Inglaterra

O Castelo de Windsor ainda é uma residência real da família britânica e teve o início da sua construção no século XI. Os castelos muito antigos acabam tendo uma mistura de estilos e arquitetura, pois foram reformados e reconstruídos ao longo do tempo. O Castelo de Windsor tem arquitetura georgiana e vitoriana, sobre uma estrutura medieval com detalhes góticos.

Quando Elizabeth II foi coroada rainha, ela tornou o Castelo de Windsor sua residência oficial nos finais de semana.

 

8. Torre de Londres

Torre de Londres

Um dos monumentos mais antigos de Londres, a Torre de Londres é o Palácio e Fortaleza real da rainha e foi fundada e 1066. A Torre Branca (White Tower) é de cerca de 1080 e ainda tem paredes em pé lá. No Centro de Londres, o local é a “residência” oficial das joias da coroa britânica, que podem ser visitadas.

A Torre de Londres foi usada como residência da família real até o reinado de Henrique VIII, quando mudou a residência oficial para o Palácio de Hampton Court e a Torre de Londres foi mais utilizada como uma prisão e onde “muitas cabeças rolaram”, ainda assim não era uma prisão comum e sim para pessoas com status, como Anna Bolena.

 

9. Castelo de Vincennes / Château de Vincennes

Castelo de Vincennes em Paris

O Castelo de Vincennes agora fica na região metropolitana de Paris, mas o local era a cidade Vincennes e o castelo foi uma residência real. Com origem em 1150 e depois transformado em uma fortaleza, o Castelo de Vincennes foi abandonado pela família real no século XVIII e foi utilizado como local de produção de porcelana em Vincennes e depois como uma prisão de estado.

É possível chegar no castelo pelo próprio metrô de Paris.

 

10. Palácio Ca’Rezzonico

Palácio Ca'Rezzonico em Veneza

Mais um belo palácio em Veneza, com frente para o Grande Canal de Veneza, o Ca’Rezzonico é um palácio de três andares que hoje é um museu dedicado ao século XVIII de Veneza.

Com início de sua construção em 1649, o palácio foi finalizado apenas em 1758, após uma mudança de família. Com interior com muito luxo e móveis suntuosos, o palácio tem uma grande coleção de obras de arte penduradas em suas salas e em uma galeria no último andar.

Ca'Rezzonico em Veneza

 

É claro que ainda não visitei todos os castelos da Europa, quem sabe um dia, e ainda quero conhecer vários outros castelos por lá, mas esses são os castelos do meu Top 10 Castelos na Europa que eu já conheço e aconselho todos vocês a visitarem. É uma lista pessoal e que, quem sabe um dia, será diferente.

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *