10 Dicas para planejar uma viagem internacional

Uma coisa que muita gente sempre me pergunta: Como planejar uma viagem internacional? Aí eu sempre dou várias dicas, mas como costumo ser bem detalhista, toda vez que alguém pede, lá vem um texto enorme com muitas dicas. Então separei 10 dicas de Como Planejar uma Viagem Internacional de sucesso, um guia completo, que agora você lê aqui no blog ou assiste no vídeo logo abaixo.

Como planejar uma viagem internacional

Você pode escolher entre assistir o vídeo com todas as dicas ou conferir o post em texto. São 10 dicas de como planejar uma viagem internacional, com dicas de viagem desde o início a respeito de visto, como comprar passagem, muitas dicas para fazer o seu roteiro de viagem e de como arrumar a mala de viagem. Quer ver o vídeo? Dá o play (ou pule para o texto logo abaixo):

Vídeo: Como planejar uma viagem internacional.

 

• 10 Dicas de viagem: Como Planejar uma Viagem Internacional

Você escolheu seu destino de viagem internacional e já está super animado para a viagem, e aí? Como começar? Confira as 10 dicas de viagem básicas para planejar a sua viagem internacional mesmo que essa seja a sua primeira viagem!

• 01 Vistos & Vacinas

Vistos e vacinas - Dicas de viagem

A primeira coisa a conferir é saber se o país (ou países) que você vai viajar exige algum visto prévio antes de você embarcar na viagem. Alguns países como os Estados Unidos exigem um visto prévio para brasileiros e você precisa agendar com o consulado deles no Brasil para fazer uma entrevista, esse é um processo mais demorado, então você precisa levar em conta esse tempo no seu planejamento da viagem, para que dê tempo certinho. Para outros países não é necessário um visto prévio para turismo de até 3 meses, como na Europa nos países que pertencem ao Espaço Schengen.

Alguns países exigem vacinas específicas para você entrar no país, então é importante conferir isso também com antecedência.

 

• 02 Comprar as passagens

Passagens - dicas de viagem

Você pode comprar as passagens em agências de turismo ou diretamente com as companhias aéreas. Quem está planejando uma viagem internacional mais econômica e quer comprar passagens baratas ou em promoção, vale ficar sempre conferindo os valores para encontrar o melhor custo benefício para a sua viagens. Confira diferentes dias da semana, para ver qual o melhor valor para as suas datas de passagem.

Sites como o SkyScanner mostram o valor de passagens de várias companhias aéreas em um único lugar, ótimo para você comparar os preços de passagem. No entanto, se você quer economizar na passagem e comprar uma passagem barata, aconselho pesquisar em sites como o SkyScanner, mas comprar no site direto da companhia aérea, sites como esse costumam cobrar taxas e encargos e o valor final da passagem fica mais caro do que se comprada diretamente no site da companhia. No Melhores Destinos você também encontra várias passagens de promoção que o site encontra.

 

• 03 Quem vai fazer o roteiro? Agência X Você.

como fazer um roteiro de viagem

Quem vai fazer o seu roteiro de viagem? Você vai contratar uma agência de turismo ou vai fazer tudo sozinho? Eu gosto de fazer o meu próprio roteiro de viagem toda vez, pois gosto de conhecer além dos principais pontos turísticos de uma cidade, lugares diferentes e mais locais que não costumam estar em um roteiro típico de uma agência de turismo.

Outra coisa, se você quer economizar, a dica é fazer o roteiro você mesmo!

 

• 04 Como fazer o roteiro de turismo da sua viagem internacional?

Várias dicas são importante na hora de fazer o seu roteiro de viagem internacional. Confira o meu passo a passo que eu uso em minhas viagens.

Como fazer um roteiro de viagem

– 1˚ Passo: Escolha os lugares que você quer visitar em cada cidade que você vai viajar. Depois coloque todos os pontos turísticos, restaurantes, museus e etc que você quer visitar na cidade em um mapa. Você pode usar o Google Maps para fazer o seu mapa. Dessa forma você confere o que fica próximo a que e pode montar o seu roteiro com os lugares que vai visitar em cada dia.

– 2˚ Passo: Conferir os meios de transporte da cidade. Que tipo de transporte vai ser melhor para os seus passeios de acordo com a cidade. Táxi, metrô, vai alugar um carro. É importante conferir isso para cada cidade, um exemplo prático: “quero alugar um carro em Veneza”. Não tem utilidade alguma alugar um carro para conhecer a parte mais turística de Veneza. Alugue um barco que vai ser mais útil. ;)

– 3˚ Passo: Conferir feriados locais e nacionais do país. Às vezes tem um feriado local ou algum que não temos aqui no Brasil, você chega lá e naquele dia está tudo fechado, aí lá vai seu planejamento “por água abaixo“. Então, vale conferir isso também.

 


Booking.com


 

• 05 Quanto vou gastar em uma viagem internacional?

Quanto vou gastar em uma viagem internacional?

Uma dúvida que muita gente tem é quanto vai gastar em uma viagem internacional e quanto de dinheiro levar. Se você fizer um planejamento mais detalhado como comentei na dica n˚ 4, já fica bem mais fácil saber quanto você vai gastar na sua viagem internacional.

Sabendo os lugares e atrações turísticas que você vai visitar, você pode conferir nos sites os valores de entrada e ter uma ideia de quanto vai gastar, olhar sites de transporte, somar com sua hospedagem e já ter uma ideia de quanto vai gastar. A alimentação também varia de país para país e de acordo com o estilo de viagem, se mais econômica ou de luxo.

O valor de transporte você consegue ter ideia em sites do transporte público local ou para táxi nas principais cidades do mundo, use o site World Taximeter, ele te dá um bom valor estimado de quanto vai gastar em táxi.

 

• 06 Conheça o clima do país/cidades

Áustria - foto: Manu Luize

Conheça o clima do país e das cidades que você vai viajar, na época que você vai. Isso vai te ajudar não só na hora de arrumar a mala de viagem, mas também no planejamento do seu roteiro de viagem, para pensar em quais os passeios e o que você pode fazer naquela época do ano. Castelos e pontos turísticos costumam ter horários diferentes no verão e no inverno.

O site AccuWeather dá uma previsão do tempo de até meses antes (especialmente para cidades maiores, Londres tem de vários meses) e também uma média de temperaturas. É só você escolher a cidade, só preste atenção se ele vai te apresentar as temperaturas em ˚C, às vezes abre em ˚F, mas é só você mudar para a temperatura em graus Celsius no topo do site no lado direito.

 

• 07 Como arrumar a mala de viagem

Como arrumar mala de viagem

Foto: Juliana Pimentel

Pense em quanto tempo você vai viajar, quais são os passeios que você vai fazer e no clima na época que vai viajar. Não adianta querer levar o guarda-roupa inteiro ou querer levar coisas em exagero que você provavelmente não vai usar.

A principal dica na hora de arrumar a mala de viagem é pensar em peças versáteis e que combinem entre si, uma calça que combina com várias blusas que você vai levar e vice versa. Acessórios são ótimos para criar novos looks e não ocupam muito espaço na mala de viagem, como cachecóis no inverno, lenços ou colares.

Não esqueça de pijama e coisas básicas e se você não for ficar em hotel, não esqueça de toalhas.

 

• 08 Conferir reservas e passagens

Conferir reservas e passagens

Próximo à viagem, certifique-se de que todas as reservas estão confirmadas e passagens ok. Tenha com você todos esses documentos na hora de viajar, especialmente se você for para um país que não tenha um visto prévio. Ao chegar no aeroporto e passar pela imigração, eles podem te pedir os documentos que comprovem sua passagem de volta ou hospedagem.

Na hora do vôo, leve esses documentos na mala de mão ou na sua bolsa, para fácil acesso se precisar mostrá-los na chegada.

 

• 09 Look para viajar confortável

Looks para viajar no aeroporto

Fotos: Juliana Pimental | Cabelo: Victor Hugo

No dia de viajar, vista um look confortável. Você vai passar horas no avião ou pode ter que ficar no aeroporto entre conexões e escalas, então esteja confortável. Claro que confortável não tem nada a ver com aquele moletom velho ou roupa de ginástica. Confira aqui as minhas dicas em um post inteiro sobre Como escolher o look para viajar.

• 10 Chegue cedo

Dicas de viagem internacional

Um vôo internacional tem uma média de 3 horas de antecedência, caso tenha filas no aeroporto para despachar bagagem e para evitar correrias, lembre-se desse tempinho para fazer tudo com calma.

E boa viagem!

Quer conferir várias dicas de viagem aqui no blog? Confira tudo em Viagens.

Ou confira minhas dicas de viagem de acordo com o país que vai visitar:

França

Reino Unido

Alemanha

Itália

Brasil

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. […] Para ver a matéria acesse: Guia completo … […]

  2. […] 10 Dicas para planejar uma viagem internacional […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *