Clareamento Dental caseiro com dentista

Sempre quis fazer um clareamento dental, mas confesso que algumas vezes tive um certo receio por medo da sensibilidade, mas fazemos tantas coisas (oi, depilação), que o que seria uma sensibilidadezinha comparada ao resultado final de dentes mais brancos?! Então achei que estava mais do que na hora de deixar esse receio de lado e fazer um! E posso começar dizendo que não foi nada daquela sensação que eu esperava e que adorei o resultado do meu clareamento dental caseiro!

Então, como fazer um clareamento dental caseiro?

Como fazer clareamento dental caseiro

Existem alguns tipos de clareamento dental, como o clareamento a laser feito em consultório com dentista ou o que fazemos em casa com gel (também chamado de clareamento dental caseiro) e também pode ser feito um clareamento em que se misturam esses dois, claro que todos sempre com acompanhamento do dentista, mesmo no caseiro.

Quem foi a responsável pelo meu clareamento dental foi a Dra. Emanuele Piccinin que atende aqui em Curitiba e aconselhou no meu caso a fazer o clareamento com gel clareador (o caseiro), pois é o que traria maiores resultados para deixar os meus dentes mais brancos. Ela também me explicou que a sensibilidade depende muito de cada paciente (alguns podem sentir mais sensibilidade e outros sentir menos sensibilidade), assim como o nível que seus dentes podem ficar mais brancos (existe uma escala de dentes que vão dos mais brancos aos mais amarelos) e o tempo de tratamento.

Nessa foto logo abaixo estou segurando uma amostra de um dente da cor que estavam meus dentes antes de iniciar o clareamento, a Dra. Emanuele Piccinin usou uma escala de cores (que mostro mais para baixo) e conferimos que eles estavam na cor A3 antes de iniciar o tratamento.

Clareamento Dental Caseiro A3 - B1

Vamos ao que todo mundo quer saber: o resultado final. Meus dentes ficaram três tons mais brancos que estavam no início. Mais para o final do post explico melhor sobre como funciona a escala de cores VITA para nossos dentes.

 

• Como é fazer um clareamento dental com gel clareador:

A Dra. Emanuele Piccinin me indicou fazermos o clareamento com gel clareador, nessa forma fazemos duas moldeiras (uma superior e uma inferior) e você precisa aplicar o gel nas moldeiras e ficar com elas por pelo menos 4 horas por dia em casa mesmo (você também pode dormir com elas sem problemas, porque depois das quatro horas dormindo, o gel na moldeira não fará mais efeito). Vou explicar como funciona esse clareamento dental caseiro em mais detalhes, porque confesso que eu não tinha muita ideia de como era o processo de aplicar esse gel em casa (e sou daquelas que gosta de saber tudo antes).

O primeiro passo antes de começar o clareamento, é fazer uma limpeza no consultório para que os dentes estejam bem limpos e o tratamento seja mais eficiente, resultando em um melhor efeito na cor dos seus dentes.

Depois, o segundo passo é fazer as moldeiras que você vai usar para a aplicação do gel branqueador em casa. Para fazer as moldeiras, é como fazer aquelas que fazemos para aparelho ortodôntico, é para criar um molde certinho dos seus dentes através de uma moldagem e é dentro dessas moldeiras transparentes que você vai colocar o gel clareador. Olha só como elas são:

Moldeiras de clareamento dental com gelMoldeiras de clareamento dental com gel

Provavelmente a foto mais “bizarra” do blog (na verdade o post hoje está cheio de fotos técnicas), mas eu realmente queria mostrar elas para vocês, pois não encontrei muita gente mostrando. Elas são transparentes e maleáveis, são feitas de um material soft e resiliente, quando você coloca na boca, depois de uns minutinhos, nem sente que elas estão lá.

Gel branqueador Whiteness Perfect 16%
O gel do clareamento dental caseiro vem em seringas como essa aqui (Gel clareador 16% Whitness Perfect da marca FGM).

Em casa você vai pegar as moldeiras e, na hora de usar, vai colocar a quantidade recomendada pela dentista do gel clareador nas moldeiras. O gel vem em seringas (como essa da foto acima) e eu colocava uma gotinha de gel no espaço para cada dente nas moldeiras. Depois, você só encaixa as moldeiras na boca e pronto!

É importante comentar que o gel de clareamento dental caseiro é vendido apenas nos consultórios dos dentistas ou com receita do dentista, para evitar um uso indiscriminado desse gel, que pode ser nocivo aos seus dentes.

Usando as moldeiras de clareamento dental caseiroUsando as moldeiras do clareamento caseiro, elas ficam assim na boca.

Eu tirei essa foto usando as moldeiras quando estava usando elas no meu sétimo dia de tratamento e já estava vendo meus dentes ficarem mais brancos.

De acordo com cada paciente, a dentista que vai recomendar o tempo diário que você vai usar as  moldeiras com o gel clareador. A Dra. Emanuele Piccinin me passou para usar por pelo menos 4h todos os dias. Você pode usar elas enquanto dorme ou, se preferir em algum outro horário, mas é necessário que sejam as quatro horas seguidas e usar durante a noite acaba sendo mais cômodo, quando você não tem nenhum compromisso e nenhuma ligação importante (rs rs). Você consegue falar normalmente, mas pelo menos no início sua voz não vai sair igual, pra quem já usou aparelho, é a mesma coisa.

Ela me recomendou usar o gel todos os dias, mas comentou que se eu tivesse muita sensibilidade, eu poderia usar dia sim e dia não. Então a frequência do uso também varia de acordo com cada paciente e a sensibilidade de cada um. Mas eu praticamente não tive sensibilidade nenhuma, foi bem tranquilo. Se teve um dia ou dois em que eu pensei que estava com sensibilidade e achei que ia fazer um intervalinho de um dia, quando chegou de noite, fiz direto todos os dias por cinco semanas. Para falar a verdade, de acordo com os comentários que eu ouvia, eu confesso que achava que seria muito pior em relação à sensibilidade nos dentes durante o clareamento e foi quase nada.

Ainda sobre a sensibilidade, para quem tem sensibilidade durante o clareamento, depois de finalizado o tratamento com o gel, volta tudo ao normal.

 • Duração do clareamento dental caseiro com gel:

duração de um clareamento

A duração do tempo que você vai ficar fazendo a aplicação do gel clareador em casa também varia de acordo com cada caso. A princípio, a duração média é de três a quatro semanas, mas vai depender de como seus dentes vão reagir. E você pode começar a ver uma mudança a partir do terceiro dia de uso do gel do clareamento.

Começamos o tratamento com duas seringas do gel, (com concentração de 16% de peróxido de carbamida) que durariam duas semanas, eu já comecei a notar um clareamento nos meus dentes nessas duas semanas, mas conversando com a Dra. Emanuele, seria possível continuar o tratamento, mudamos para outra marca de gel clareador e com o segundo agente clareador – o peróxido de hidrogênio) e comecei a ver ainda mais resultado nas próximas três semanas, terminando com os meus dentes muito mais brancos! Ou seja, ao total foram cinco semanas, deixando aquele tom amarelado do início para trás e deixando meus dentes três tons mais brancos.

Essa é a escala VITA, uma escala de cores que mostra os diferentes tons dos nossos dentes, desde os tons mais amarelados até o tom mais branco. Nessa foto a escala não está na ordem certinha do mais amarelo ao mais branco, mas o tom mais branco da escala é o B1, e foi bem nesse tom que meus dentes chegaram. Em cinco semana fazendo o clareamento dental caseiro, meus dentes ficaram do tom mais branco da escala.

Escala de Cores: Clareamento Dental Caseiro

Achei essa foto na internet, mas é essa a escala de cores dos nossos dentes, e eu coloquei as setinhas para vocês verem minha cor de antes e a de depois.

 

• A evitar durante o clareamento dental:

No período em que você está fazendo o clareamento dental, você vai precisar deixar de lado alguns alimentos muito coloridos que pigmentam os dentes.

Os alimentos a serem evitados durante um clareamento dental são: beterraba, chocolate, bebidas como refrigerantes (em especial a Coca-Cola) vinho tinto, suco de uva tinto, chá preto, café preto e molhos coloridos (açafrão principalmente). A dica, caso você esqueça que deveria evitar alguns desses alimentos é enxaguar bem a boca e escovar os dentes logo depois de comer, ou então aos adeptos do café preto, tomar com leite. O “truque” da Dra.Emanuele é se você for muito viciado em café, tomar ele com canudinho! Uma vez o liquido passando diretamente para a garganta, o mesmo não passa pelos dentes anteriores e não prejudica o clareamento dental! Mas ela alertou que é para usar esse “truque” poucas vezes durante o tratamento – apenas nas situações emergências onde não conseguimos controlar a vontade do café.

• Clareamento Dental Caseiro pode ser feito sozinho em casa?

Nops, não. É sempre muito importante fazer uma avaliação com a dentista antes, pois só um profissional vai poder dizer qual a melhor técnica, por quanto tempo realizá-la, por quanto tempo usar o gel (no caso do clareamento caseiro), como maximizar os resultados e o que fazer caso haja sensibilidade.

Clareamento Dental Caseiro em Curitiba

Depois do clareamento dental, com Dra. Emanuele Piccinin (e dentes mais brancos).

 

• Serviço:

Face Art - Clareamento Dental em Curitiba

Dra. Emanuele Piccinin – Face Art Instituto Dental Telefone: 41 3618-6068

Especialista em Prótese Dentária -Estética Dental CRO/PR 18681

Endereço: Av.Presidente Getulio Vargas, 3620, sala 501. Curitiba.

* Fui convidada pela Dra. Emanuele Piccinin a fazer o clareamento dental com ela, no entanto, todas as opiniões e descrições aqui no post são minhas experiências reais e minha opinião real sobre o tratamento.

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. Gostei muito de saber disso, eu tenho muito medo de sensibilidade e não sabia como era esse que fazia em casa. Achei muito prático, já que não tem de ir no consultório sempre, gostei do resultado!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *