Contorno de Palhaço (Clown Contouring)

No começo do mês vi um vídeo do maquiador Wayne Goss ensinando fazer a técnica do Contorno de Palhaço (clown contouring), uma forma diferente de fazer contorno na maquiagem que usa cor além de iluminador e contorno e que no inicio você fica parecendo um palhaço, mas tudo se resolve para ficar lindo depois. Então, resolvi pesquisar mais sobre essa técnica de maquiagem que está dando o que falar e aqui você confere tudo sobre o Contorno de Palhaço, com um tutorial logo abaixo.

Contorno de palhaço - Clown Contouring

 

Pesquisando descobri que o clown contouring (contorno de palhaço) não é algo novo e já vem sendo usado desde os anos 60 na maquiagem, mas que agora voltou à moda depois de um vídeo de Bella De Lune. A vlogger americana publicou um vídeo com o clown contouring (contorno de palhaço) mostrando como ela usava vários produtos para fazer o contorno na maquiagem e muita gente a chamou de palhaça. Então ela pegou essa negatividade toda que, infelizmente, existe na internet com muitas bloggers e vloggers e transformou em um vídeo em que o início realmente parece o desenho de uma maquiagem de palhaço.

Aqui está o seu vídeo original com quase 2 milhões de views no youtube (é em inglês, mas mesmo quem não fala a língua consegue acompanhar onde passar cada produto):

 

• O que é o contorno de palhaço (clown contouring):

Contorno de Palhaço na maquiagem (Clown contouring)

Marie Appelt

O contorno de palhaço na maquiagem nada mais é do que uma técnica de contorno do rosto de uma forma diferente que utiliza a técnica de correção de cor (color correction) junto ao contorno de luz e sombra com produtos de maquiagem.

Ou seja, além dos contornos da famosa técnica de contorno (que ficou super popular com Kim Kardashian) que já usava um iluminador e um contorno mais escuro do que a pele, o contorno de palhaço (clown contouring) adiciona o uso de cor no rosto, que geralmente é feito com produtos cremosos. Para fazer essa correção de cor, existem corretores que são como aqueles corretivos coloridos.

Fazer o clown contouring é um processo bem mais demorado e exige saber esfumar bem a maquiagem para ficar com um efeito natural e real. Por ser bem mais trabalhoso, é uma técnica mais recomendada para fotos ou quem sabe até para uma super festa, não algo que você vai querer aplicar no seu dia a dia.

• Tutorial do contorno de palhaço (clown contouring):

O tutorial está em inglês, mas aqui vai uma tradução do passo a passo para fazer o contorno de palhaço:

• Primeiro: o maquiador começa ensinando a iluminar todas as partes do rosto que você quer destacar.

• Em seguida: faça o contorno do rosto.

• Terceiro: Após o contorno tradicional, aplique o corretor, ele usou um em cor de rosa bem claro abaixo dos olhos e outro em um rosa mais escuro nas bochechas.

• Agora você precisa “misturar” bem a maquiagem, esfumando as bordas de cada com uma esponja de maquiagem, como a Beauty Blender.

• Depois, aplique a base com um pincel, mas não misture tanto a base na pele, para não perder os contornos embaixo.

• Para finalizar a pele, o maquiador aplicou um pouco de pó. Ele usou um puff, mas você pode aplicar com um pincel ou como preferir.

 

A ideia do contorno de palhaço na maquiagem ou clown contouring é que você pode se divertir com a maquiagem, por isso Bella De Lune fez a brincadeira de praticamente desenhar uma maquiagem de palhaço no rosto e muitas meninas estão postando fotos com vários desenhos que depois viram uma maquiagem incrível! Confira mais algumas delas:

Maquiagem com contorno de palhaço

Makeup by Alo

Maquiagem com Clown Contouring

Bridgette

Contorno de palhaço na maquiagem

Stella Tjia

Contorno de palhaço é tendência

Makeup by Alo

Quer uma dica super fácil e rápida para ficar com o batom perfeito? Confira o vídeo de Como passar batom como profissional.

E aí, ficou curiosa para testar? Eu acabei de testar e gostei!

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *