Protetor Solar: respondendo dúvidas

Se você sempre teve dúvidas com relação ao uso do protetor solar diariamente, conversei com a dermatologista Dra. Monica Preto Guimaraes sobre as principais dúvidas sobre protetor solar para esclarecer tudo isso para vocês e sobre porque o protetor solar com cor agora é importante.

Protetor solar: vídeo sobre as principais dúvidas

Conversei com a dermatologista sobre assuntos como tem que usar o protetor solar todo dia? Precisa usar quando está nublado? Tenho que usar o filtro solar dentro de casa? Sobre a vitamina D, precisa tomar sol sem protetor solar? Essas e as principais dúvidas sobre protetor solar são respondidas por ela para ajudar a gente a cuidar melhor da nossa pele.

Se você quiser saber todas essas respostas, você pode assistir ao vídeo ou pular o vídeo e ler tudo no texto logo abaixo.

Assista ao vídeo direto no youtube: Protetor Solar: Respondendo dúvidas com a dermato.

 

• Precisa passar protetor solar todo dia? Mesmo quando está nublado?

A dermatologista Dra. Monica Preto Guimaraes conta que precisamos entender o que chega na nossa pele, temos alguns principais tipos de radiação solar como as radiações Ultravioleta (A e B) e a luz visível, além da radiação infravermelha. Quando estamos em um ambiente externo, estamos expostos a todos esses tipos de radiações e a radiação ultravioleta também passa pela nuvem no dia que está nublado, por isso, precisamos sim usar o protetor solar mesmo quando está nublado.

Sim, o protetor solar deve ser usado todos os dias no ambiente externo, seja quando você está em um dia nublado na praia no verão ou pelo menos no rosto e regiões mais críticas diariamente mesmo em meio a cidade no inverno.

 

• Precisa usar protetor solar em ambiente interno (dentro de casa/escritório)?

Dentro do ambiente interno, a dermatologista conta que não é necessário se preocupar com a radiação ultravioleta (importante lembrar que a radiação ultravioleta é a radiação responsável pelo envelhecimento da pele, por causar manchas e câncer de pele), portanto no ambiente interno, ainda não há nada que prove que é necessário se proteger, por exemplo, para prevenir câncer de pele, mas existem outras radiações da luz visível que provocam envelhecimento e manchas e explicamos como podem ser prevenidas na próxima resposta.

 

• Protetor solar com cor agora é um fator importante de proteção, por quê?

Protetor solar com cor Vichy Capital Soleil

Novos estudos comprovam que precisamos proteger nossa pele pensando em envelhecimento e manchas que podem ser causados pela luz visível, que está em ambientes internos. E no protetor solar com cor, o pigmento cria uma proteção física contra a luz visível, ele vai criar uma barreira e vai refletir a luz visível. Por isso, o protetor solar com cor deixa de ser apenas uma fescura e a dermatologista explica que ele passa a ser um fator importante.

Então, o ideal seria usar um protetor solar com cor, especialmente no rosto, até mesmo para os dias em que ficamos boa parte do tempo em ambientes internos.

 

• Vitamina D: precisamos tomar sol SEM protetor solar todo dia?

Para formar a Vitamina D no nosso corpo, precisamos da radiação ultravioleta B, que é a radiação que tem maior incidência entre 11h e 13h (a ultravioleta A é igual durante todo o dia, mas ela não forma vitamina D). Então precisamos nos expor um pouco ao Sol para produzir a vitamina D que é importante para nossa saúde sem protetor solar, pois com ele ela não terá efeito.

No entanto, ninguém quer manchar ou envelhecer a pele, certo? Por isso, a Dra. Monica Preto Guimaraes orienta que a exposição ao sol sem protetor solar seja em partes do corpo menos críticas ao envelhecimento, como braços e pernas por 15 a 20 minutos por dia, o que já é suficiente para a produção necessária de vitamina D. No rosto, mãos, colo e pescoço, sempre passe o protetor solar para evitar o envelhecimento da pele e o surgimento de manchas.

 

• Quais as regiões do corpo que devemos passar protetor solar todo dia?

Sempre comento aqui no blog como é importante passar protetor solar no rosto TODO dia, independente de inverno ou verão, frio, calor ou tempo nublado. A dermatologista indicou outras áreas que também são importante, pois também estão suscetíveis ao envelhecimento de forma mais rápida se não foram protegidas do sol.

Rosto (óbvio), mãos, pescoço e colo. Ela contou que muitas vezes esquecemos do colo e essa é uma região que não oferece uma gama muito grande de tratamentos depois, então nada de esquecer de proteger o colo também.

Agora que você já sabe que precisa usar protetor solar sempre, confira algumas resenhas de protetores solar que eu já testei aqui no blog:

• Protetor Solar com Cor Vichy Capital Soleil

• Protetor solar La Roche-Posay Anthelios AE Serum FPS 30

Protetor Solar em Pó Adcos FPS 30

Bloqueador Solar Neutrogena FPS 30

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *