Biografia de Rose Bertin: Couturière de Maria Antonieta

Manu Luize
3 Min Read

Sempre adorei a história de Maria Antonieta, especialmente por ser ligada à moda (não pela história do pão e  brioche, claro), ainda mais depois de ter visitado o Petit Tiranon, que faz parte dos domínios de Versalhes (ele ficou conhecido como o castelo de Marie Antonieta) e simplesmente amei lá! Então não podia parar na biografia de Maria Antonieta e encontrei uma biografia da couturière dela, a pessoa que fazia suas roupas: Rose Bertin.
Petit Trianon em Versalhes
O livro se chama “Rose Bertin: Couturière de Marie Antoinette” de Michelle Sapori, eu encontrei à venda na loja que tem dentro de Versalhes e já vi para vender também no site do Castelo de Versalhes. Minha versão é em francês, mas também existe uma em inglês.
Biografia de Rose Bertin: Couturière de Maria AntonietaRose Bertin foi apresentada à jovem rainha e depois disso, passou a vestir Maria Antonieta e lançar tendências na corte francesa. Alguns dizem que foi a partir dela que costureiras e modelistas ganharam o status de estilistas.

A moda no tempo de Maria Antonieta era repleta de detalhes e com muito volume nas saias, laços, babados, decotes, muitas camadas e estrutura para deixar tudo isso no lugar. E volume não era que faltava, os cabelos (ou perucas) também eram enormes, cheios de detalhes e até mesmo com acessórios inusitados.
A moda no tempo de Maria Antonieta
A moda no tempo de Maria Antonieta
A moda no tempo de Maria AntonietaA moda no tempo de Maria Antonieta
Com os cabelos atuais onde a moda costuma ser o liso com chapinha, já imaginou alguém por aí com um cabelo enorme e até uma caravela ou um ninho de pássaros para completar?
A moda no tempo de Maria Antonieta
O nome que ficou conhecido foi o de Léonard, que criava cabelos enormes, extravagantes e inovadores, até legumes (sim, os alimentos) não ficaram de fora de um de seus penteados que chocou a época.Os cabelos no tempo de Maria Antonieta
A moda no tempo de Maria AntonietaO livro é sobre Rose Bertin, mas traz várias informações de moda. Ele conta desde o início da couturière à sua mudança para Londres, quando o tempo de Paris passou. Maria Anotnieta foi guilhotinada, mas Bertin escapou e recomeçou a vida [e moda] no Reino Unido.

Atualizando: Desde que publiquei sobre esse livro aqui no blog várias pessoas entraram em contato comigo por email, mensagens no Facebook (fanpage do blog), para saber onde encontrar o livro ou se eu venderia minha edição. Em uma dessas conversas eu acabei passando o livro para frente. Infelizmente não sei onde mais o livro pode ser encontrado sem ser no Palácio de Versalhes na França, na verdade eu acabei de dar uma olhada no site da boutique do palácio e infelizmente o livro não está mais no site, então não sei confirmar se ele ainda está disponível da loja dentro do palácio ou se ele volta para o site.

Posted by Manu Luize
Manu Luize é uma blogueira de moda e beleza com mais de 10 anos de experiência. Como especialista em moda e beleza elegante, ela escreve sobre looks chiques, nail art incríveis, dicas de decoração e destinos de viagem maravilhosos.