O que para alguns é quase uma rotina —porque o fazem de forma habitual—, para outros pode ser grande uma aventura, ou uma experiência que não costumam viver com frequência. De que estamos falando? De viajar de avião.
No entanto, independentemente da quantidade de vezes que um passageiro tenha escolhido esse meio de transporte, existem alguns conselhos que farão com que a viagem seja um verdadeiro sucesso e, principalmente, ajudarão a vários tipos de inconvenientes.
Um passo primordial: a compra do tíquete
Antes de contar quais são os conselhos chave para garantir uma experiência exitosa, é preciso falar sobre a compra da passagem aérea, um dos momentos mais importantes.
Porque dizemos que é um passo crucial? Simples: porque escolher uma companhia aérea responsável que respeite os horários estabelecidos e responda adequadamente diante de problemas como cancelamentos, atrasos ou troca de voos, é fundamental.
Ao fazer isto, você poderá ter a certeza de que sua viagem será boa, e que se acontecer qualquer inconveniente, a linha área agirá de forma correta.
Conselhos para uma viagem aérea exitosa
Já tem os tíquetes na mão? Então chegou a hora de começar a pensar no momento da viagem. Não sabe como evitar contratempos e ter uma experiência totalmente prazerosa? Confira!
Confira os documentos necessários para abordar com antecedência
Existem poucas coisas piores do que chegar no aeroporto com as malas prontas e a ilusão de partir, e descobrir que não tem um documento mandatório para ingressar no destino.
Portanto, uma vez que tiver escolhido o país que visitará, verifique se pedem visto, comprovantes de hospedagem ou financeiros, vacinas ou qualquer documentação para obtê-la a tempo.
Chegue cedo ao aeroporto
Para muitos viajantes, chegar cedo ao aeroporto é uma perda de tempo. Porém, pode ser uma decisão inteligente que faça com que você tenha um bom início de viagem.
Se você sair muito perto da hora de embarque, correrá o risco de sofrer imprevistos como engarrafamentos ou problemas com o transporte, situações que podem demorar sua chegada no aeroporto.
Lembre-se que uma vez lá, é preciso fazer o check-in —caso não o tenha feito online previamente—, despachar as malas, fazer o controle de bagagem de mão, passar por migrações e chegar na porta de embarque. Tudo isso leva tempo, portanto a recomendação é sempre chegar com antecedência.
Viaje com roupas confortáveis
Nos filmes, os protagonistas costumam viajar elegantes, de sapato, salto e inclusive roupas com as quais poderíamos ir a uma festa.
No entanto, a realidade é outra. Para não sofrer em uma situação na qual é preciso ficar sentado por muito tempo, vestir roupas confortáveis que permitam liberdade de movimento é fundamental. Escolha peças leves que não comprimam seu corpo e viaje de tênis.
Não se esqueça do abrigo
Pouco importa se você embarca em um dia ensolarado e quente, na cabine do avião, a temperatura não é igual.
O ar condicionado esfria o ambiente, portanto uma dica de ouro para evitar passar um momento incômodo —e não ficar doente—é levar meias grossas e um casaco adicional.
Adicionalmente, não se esqueça de conferir qual é o clima no local de destino. Se você visitar um país que costuma ter baixas temperaturas ou atravessa a estação invernal, levar abrigo é imprescindível.