Como mover um abrigo de jardim com sucesso?

Manu Luize
6 Min Read

De entre os vários atributos que podemos apontar aos abrigos de jardim, dois dos que seguramente são mais importantes são a versatilidade e a mobilidade. Existem diversas razões pelas quais pode ser necessário mover um abrigo de jardim, como a realização de um novo projeto paisagístico, a necessidade de respeitar novas regulamentações, ou meramente a vontade de mudar o cenário do espaço exterior.

Se, por qualquer razão, pretende mover o seu abrigo, garantindo que a mudança é feita de forma suave, sem danificar nem o jardim, nem o próprio abrigo, então este artigo é para si. Ao longo das próximas secções iremos abordar temas como os motivos mais comuns para mover um abrigo de jardim e os passos necessários para a preparação e realização do transporte.

Motivos para precisar de mover um abrigo de jardim

Mudar abrigos de jardim

Um dos principais motivos para mover abrigos de jardim é a necessidade de reconfigurar o espaço exterior. Por exemplo, pode surgir a possibilidade de construir uma piscina, ou pretende-se plantar uma nova horta e assim, torna-se necessário proceder a alterações.

Por vezes, também surgem questões legais, que ditam a necessidade de alterar o posicionamento do abrigo, por forma a cumprir com as normas em vigor. Isto acontece, sobretudo, quando na construção inicial não se tem a consideração os regulamentos nacionais e locais de construção. 

Finalmente, e por ventura, o motivo mais comum é a simples vontade em alterar o aspeto do espaço exterior. Por vezes, os proprietários simplesmente decidem que chegou a alterar de proceder a alterações.

Preparação para a mudança

Abrigos de jardim

Antes de começar as operações de mudança de um abrigo, deve ter o cuidado de planear todo processo e de fazer as devidas verificações. Em primeiro lugar, deve avaliar o tipo de estrutura do abrigo. É importante determinar se a estrutura é modular ou fixa e também qual é o grau de robustez dos materiais. A ideia é determinar se o abrigo de jardim pode realmente ser movido.

Além disso, é fundamental que também tenha em consideração a dimensão e o peso, já que estes aspetos irão determinar quais os métodos e os equipamentos mais adequados para realizar a movimentação. Esta informação pode ser encontrada na documentação de compra. Caso não encontre estes documentos, pode sempre tentar entrar em contacto com o fabricante. 

Outro passo que é fundamental e que não deve ser esquecido, é que deve remover tudo o que está no interior do abrigo antes de proceder à sua movimentação. Pode parecer boa ideia deixar todo o conteúdo no seu interior, para não se ter o trabalho de remover tudo, transportar à parte e depois voltar a arrumar, mas, na verdade, essa é uma péssima ideia. 

Muitos dos danos que os abrigos de jardim sofrem durante a sua movimentação, ocorrem exatamente devido aos objetos que não são retirados do seu interior. E claro, os próprios objetivos que não removidos também podem sofrer danos. 

Adicionalmente, convém frisar que a remoção de tudo o que é objeto mais pesado é também uma regra de segurança importante. Já que esses objetos podem ser projetados durante o transporte e ferir alguém. 

Guia passo a passo da operação de movimentação de abrigos de jardim

Dicas mudar abrigos de jardim

Por forma a mover abrigos de jardim de forma segura e tão eficaz quanto possível, sugerimos que siga os passos que partilhamos em seguida. O processo que descrevemos inclui considerações sobre aspetos como a preparação do novo local, a seleção dos materiais a utilizar e por fim, as técnicas de elevação e transporte mais adequadas.

  1. Comece por preparar o novo local: A preparação do local que irá receber a estrutura inclui a nivelação prévia do terreno. Mas também deve considerar aspetos como a drenagem do terreno, e o nível de proteção contra elementos (exposição solar direta e exposição ao vento).
  2. Seleção dos materiais a utilizar: Deve ter em mão ferramentas básicas como martelo, chaves de fenda e chaves inglesas. Para o processo de elevação precisará de artigos como macacos hidráulicos, barracas de alavancar e suporte de rolamento. E claro, não descure os equipamentos de segurança, como capacetes e luvas.
  3. Como elevar: Se o artigo tiver um peso e dimensão que o permita, pode utilizar os macacos hidráulicos ou outros sistemas de elevação. Contudo, se for um abrigo de grande dimensão, poderá ser necessário equipamento mecânico especializado. 
  4. Movimentação: Para movimentar o abrigo até ao seu local de destino pode utilizar um sistema de rolamento (ou tábuas de rolamento). Se a estrutura for demasiado grande para o realizar em segurança com estes items, então o ideal é recorrer a veículos.
  5. Instalação no local de destino: Ao colocar a estrutura no local de destino é fundamental garantir que a mesma está nivelada e devidamente apoiada no chão.

A opção do serviço profissional 

Se esta tarefa parecer-lhe demasiado grande ou complexa, também pode optar por contratar um serviço profissional. Equipas profissionais, devidamente preparadas, possuem todos os equipamentos para mover abrigos de jardim de forma segura e eficiente. 

Posted by Manu Luize
Manu Luize é uma blogueira de moda e beleza com mais de 10 anos de experiência. Como especialista em moda e beleza elegante, ela escreve sobre looks chiques, nail art incríveis, dicas de decoração e destinos de viagem maravilhosos.