Desejo de Viagem: Viña del Mar

O Chile recebeu mais de 500 mil visitantes brasileiros em 2017, segundo o Serviço Nacional de Turismo (Sernatur). São vários os fatores que fazem do Chile um lugar bastante interessante para visitar. Além de ter destinos atrativos para verão e inverno, o fato da proximidade territorial com o Brasil gera ao turista brasileiro um baixo custo de viagem se comparado a outros países mais distantes.

Vina del mar: dicas de viagem

Photo by jorgegaona (CC0 1.0)

Uma das referências no turismo chileno é a paradisíaca Viña del Mar, que fica localizada ao lado da também famosa cidade de Valparaíso. Desejo de muitos brasileiros para as férias, Viña del Mar é rica em áreas verdes, conta com bela arquitetura e culinária diferenciada, tem praias extensas, é sede de grandes eventos, produz excelentes vinhos e também é um ótimo lugar para quem procura entretenimento.

 

Frutos do mar e restaurantes

Viña del Mar é uma cidade beira-mar e está repleta de restaurantes de frutos do mar. De estabelecimentos sofisticados a simples barracas de ceviche, não faltam ótimas opções para comer deliciosas receitas locais.

Um dos pratos mais famosos da região é o “salmón a lo pobre” — um prato para quem gosta de fartura. Ele vem acompanhado com salmão fresco, batatas fritas, cebolas e ovos fritos.

Com relação a indicação de restaurantes, vale a pena visitar o Ristorante San Marco. Localizado na Avenida San Martin, o lugar oferece especiarias italianas e diversos frutos do mar.

Já o Restaurante La Gatita é uma boa opção para quem não quer gastar muito e comer bem. Especializado em peixes frescos e com ambiente aconchegante, o La Gatita fica em Concón, uma comuna da província de Valparaíso — fica a meia hora de Viña del Mar.

 

Festival Internacional da Canção de Viña del Mar

Um dos mais importantes festivais de músicas internacionais da América Latina, o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar acontece em fevereiro de cada ano, dura cinco dias e é televisionado para o mundo inteiro.

Vina del mare no Chile

 Photo by unknown (CC BY-SA 2.5)

 

O evento acontece desde 1960 e tem como sede o anfiteatro da Quinta Vergara. Grandes artistas internacionais já passaram pelo festival chileno. O cantor brasileiro Roberto Carlos, por exemplo, já se apresentou no Festival Internacional da Canção de Viña del Mar em três oportunidades: 1975, 1989 e 2011.

Outras artistas e bandas de peso como Luis Miguel, Julio Iglesias, The Police, Elton John, Duran Duran, Tom Jones, Simply Red, Jamiroquai, entre outros, também já deixaram seus respectivos nomes marcados na história do festival.

 

Praia Reñaca

O entorno de Viña del Mar tem diversas praias para todos os gostos. Uma das mais movimentadas da região de Valparaiso, Reñaca é assiduamente procurada pelos turistas que vão visitar Viña del Mar. Com 1,3 km de extensão e belas paisagens, a praia é separada por cinco setores.

Pôr do sol no Chile

Photo by unknown (CC BY 3.0)

 

Além da beleza do lugar, a praia de Reñaca chama a atenção pela limpeza de suas águas banhadas pelo Oceano Pacífico. Além do mais, o local é bastante frequentado por surfistas, tem ótima infraestrutura e agitada vida noturna.

Para quem procura mais sossego e privacidade, a Praia Los Enamorados é uma excelente pedida. Considerada uma das praias mais bonitas do Chile, ela conta com considerável área verde em volta e mar cristalino — está 40 km ao norte de Viña del Mar.

 

Esportes

Além das belas praias, Viña del Mar está na rota do esporte de alto nível. No ano passado, o Enjoy Viña del Mar Hotel & Casino foi a casa do PokerStars Festival Viña del Mar, um grande evento do poker latino-americano que contou com a presença de profissionais renomados.

De 1993 a 2014, a cidade recebeu o ATP 250 de Viña del Mar — considerado um dos maiores eventos de tênis da América do Sul. Em 2000, o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, foi campeão da competição ao bater o argentino Mariano Puerta na decisão. Dez anos mais tarde, foi a vez do tenista brasileiro Thomaz Bellucci conquistar o título do evento.

 

Cidade Jardim

Conhecida como “Cidade Jardim”, Viña del Mar é um excelente destino para quem adora a natureza. O Jardim Botânico Nacional, por exemplo, tem mais de 3 mil espécies de plantas e fica a apenas 8 km da parte central da cidade.

Relógio de Flores em Viña del Mar Chile

 Photo by Paulo JC Nogueira >>> CC BY 3.0

Uma das principais atrações da cidade é o Relógio de Flores. Inaugurado em 1962, ano em que Viña del Mar foi uma das cidade-sede da Copa do Mundo, o relógio fica em uma praça pública — bem perto da Praia Caleta Barca — e chama a atenção de todos que passam pelo local.

 

Outros destaques

A região de Viña del Mar também é famosa pelos vinhedos de altíssima qualidade. Não por acaso, os vinhos chilenos são considerados um dos melhores do mundo. Em 2017, o vinho chileno La Moneda Reserva’s Malbec, de apenas R$ 23 (na época), foi eleito pela revista especializada Decanter como um dos melhores vinhos do mundo.

Com belezas naturais espalhadas por todos os cantos da cidade, ótimos lugares para visitar e comida e bebida de primeira qualidade, Viña del Mar é uma cidade que não deve ficar de fora da agenda de destinos do turista na América do Sul.
Post colaborativo com André Wallace.

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *