Para as novas gerações, é difícil imaginar uma época em que era possível acompanhar trends de moda e beleza sem as redes. Discussões sobre “desconexão” estão associadas e vêm ganhando relevância.
Uma das categorias de fotos mais populares em redes sociais como o Instagram é aquela das viagens. Parece obrigatório que todos aqueles que exploram um lugar novo postem imagens das experiências na internet, o que não é algo negativo, desde que a experiência em si não seja prejudicada por isto.
Cada vez mais, porém, novas gerações vêm buscando se desvencilhar desse tipo de “regra”, preferindo aproveitar o momento sem se preocupar com o compartilhamento nas redes. Esse movimento tem o nome de “minimalismo digital” e é uma espécie de “detox”, muito positivo para a saúde psicológica.
Nesse texto nós vamos nos basear em dados publicados pela plataforma ExpressVPN, unindo o que a pesquisa do site descobriu com sugestões de destinos que oferecem experiências imersivas; algo ideal para quem busca um tempo longe das telas sem deixar de lado os interesses pela moda e pela beleza.
O que é o detox digital?
A pesquisa da ExpressVPN aponta que apenas 14% dos membros da Geração Z se sentem satisfeitos com o tempo que passam online. Dentre as razões para esses hábitos insatisfatórios estão o medo de “ficar de fora” (conhecido como “FOMO”), necessidades do trabalho, pressão social e muitas outras.
Independentemente das razões, isso aponta para a necessidade de um “detox digital”, que nada mais é do que o abandono temporário das telas e a redução do período que passamos na internet. Tais mudanças nos hábitos cotidianos têm benefícios tanto para a saúde do corpo quanto ao psicológico.
Destinos de viagem para se desconectar!
Explicado o que é um detox digital, nós separamos 3 sugestões de “tipos” de destinos turísticos que incentivam o detox digital. Ao invés de citarmos lugares específicos, vamos explorar ideias, permitindo que cada pessoa encontre o que melhor funciona para seus interesses e, é claro, para seu orçamento.
Cidades e países com uma cultura rica e ancestral
Quando falamos sobre elementos culturais de um povo, é possível aprender muito a partir da leitura, algo ao qual a internet contribui. Esse é apenas um aprendizado parcial, porém: àqueles que têm condições financeiras, pode ser muito interessante conhecer pessoalmente um local daqui ou de fora.
Lugares com uma cultura rica e ancestral são excelentes escolhas de destinos de viagem que servem ao propósito de se desconectar, nos colocando fisicamente próximos do aprendizado, ao invés de apenas em teoria. Uma sugestão internacional são os países do Mediterrâneo, como Grécia e Turquia.
Retiros em meio à natureza e sem acesso à internet
Uma das dicas exploradas, quando se fala sobre o minimalismo digital, é a realização de atividades fora da internet. Isso pode ser feito a qualquer momento, mas viagens são uma excelente oportunidade de dar o pontapé inicial. Um exemplo são os retiros que não possuem acesso à internet.
Esses espaços são ideais para quem deseja realizar o detox digital, mas não tem muita disciplina para ficar afastado das telas. Quando o lugar onde estamos simplesmente não têm acesso à internet, é muito mais provável que nos dediquemos às experiências e às atividades disponibilizadas em pessoa.
Experiências de contato direto com a natureza
Uma das razões apontadas pelos entrevistados para o detox digital é o cuidado com a saúde psicológica. A Geração Z é a que apresenta os maiores números a esta razão (com 45%, em contraste com 39%, 28% e 24% dos Millennials, Geração X e Boomers), a qual é extremamente válida.
Apenas quem já mergulhou na natureza compreende a paz que esse contato dá à mente, o que está diretamente associado com o detox digital. Destinos com grande foco na natureza podem ser achados fora do Brasil, mas o nosso próprio país é uma fonte inesgotável de belezas que dispensam a internet.
Como se manter seguro e guardar memórias sem a internet?
Uma pergunta que vem à cabeça de muitos, quando falamos sobre viagens que incentivam o detox digital é: como podemos nos manter seguros? E quanto ao registro das memórias? A segunda das questões é mais simples de ser respondida: opte pelas câmeras fotográficas fora dos smartphones.
Com relação à segurança, há sempre a possibilidade de apagar todos os aplicativos de redes sociais, mantendo a presença dos celulares, mas sem a internet. Dessa maneira, você ainda conseguirá se comunicar com familiares e amigos, mas não ficará tentado a gastar o tempo da viagem com as telas.
Aliado a tudo isso, vale sempre a pena considerar e reconsiderar aqueles que seguimos nas redes, a fim de não desperdiçar o tempo que passamos online. Faça “limpas” e mantenha-se entre os influencers de moda e beleza que acompanham apenas aqueles que agregam positivamente para o seu cotidiano!