As diferenças de Facetas de porcelana e Lente de contato dental*

Para você ter um sorriso perfeito, muito se fala em facetas de porcelana e nas lentes de contato dental, mas o que são elas e quais são as suas diferenças? Como elas podem criar um sorriso perfeito para você?

Facetas de porcelana X lentes de contato dental

Para ajudar a responder e esclarecer essas dúvidas, esse post aqui no blog é em parceria com a KI Clínica Conceito de odontologia em Curitiba, que é especialista no assunto, para você conhecer todos os detalhes e vantagens de cada uma das formas.

 

• Facetas de porcelana X Lente de contato dental:

Foi-se o tempo em que ter um sorriso lindíssimo e perfeito era só coisa de artistas e celebridades, hoje também podemos ter um sorriso de estrela de Hollywood com o uso de facetas de porcelana ou lente de contato dental, inclusive de forma rápida. Afinal, um belo sorriso não muda apenas os nossos dentes, mas todo o nosso rosto e auto estima.

Primeiramente é interessante conhecer o que são cada uma delas, para depois falarmos sobre as diferenças e vantagens de cada uma dessas técnicas que criam verdadeiros sorrisos perfeitos.

Ambas as técnicas tem a função de criar um sorriso ideal com dentes em formatos perfeitos, sem manchas para você ficar com um sorriso de estrela.

 

• Facetas de porcelana: O que são?

Facetas de porcelana - Sorriso perfeito

As facetas de porcelana são usadas para deixar um sorriso perfeito, podendo criar um contorno perfeito para cada dente, além de cobrir espaços e corrigir pequenos desalinhamentos dentais.

De forma prática: as facetas de porcelana são uma pequena peça de porcelana e bem fina (com espessura de no mínimo 0,7mm a 2mm) que recria a aparência de um dente de forma super natural e que é fixada sobre os seus dentes em procedimentos realizados em consultório por um dentista especialista na técnica.

As facetas são moldadas e criadas especialmente para cada paciente, criando um sorriso perfeito de acordo com o rosto e arcada dental de cada um. Depois, elas são coladas no esmalte natural dos seus dentes, ficando sobre eles e criando um sorriso perfeito.

O processo de colocação das facetas de porcelana geralmente é realizado entre uma e duas consultas, lembrando sempre que cada caso é um caso e o tempo de colocação pode variar de acordo com o caso.

 

• Como é o processo de colocação das facetas de porcelana:

Facetas de porcelanaCaso o paciente tenha muita sensibilidade nos dentes, pode ser usada uma anestesia local ou, dependendo do paciente, o procedimento não exige nem o uso de anestesia local. Por isso, é um procedimento geralmente muito tranquilo para o paciente.

  1. O primeiro passo é o seu dentista realizar uma profilaxia dental para limpar os dentes e poder definir o formato correto para a cada faceta dental. Depois disso, é realizada uma pequena remoção de uma parte bem pequena do esmalte dos dentes, um desgaste para criar espaço para a aplicação da faceta sobre os seus dentes.
  2. Depois é feita uma modelagem dos dentes para a criação das facetas de porcelana personalizadas. Enquanto as facetas serão produzidas pelo laboratório, o paciente fica com facetas temporárias.
  3. Quando as facetas de porcelana ficarem prontas, as facetas temporárias são removidas para a aplicação das facetas novas nos dentes do paciente.
  4. Após a aplicação, são realizadas quaisquer adaptações para que as facetas fiquem confortáveis e perfeitas nos seus dentes.

As facetas de porcelana devem ser tratadas com os mesmos cuidados de higiene bucal dos dentes, com o uso do fio dental e escovação normais, tomando um cuidado extra limitando o consumo de bebidas escuras como o café e de outros alimentos que são causadores de manchas.

Com o tempo, as facetas de porcelana podem precisar de manutenção ou serem substituídas, de acordo com as instruções do dentista.

 

• Lentes de contato dental: O que são?

Lente de contato dental

A lente de contato dental é uma peça fina de cerâmica que é aplicada sobre os dentes do paciente buscando os mesmos efeitos de um sorriso perfeito como as facetas de porcelana, a grande diferença é que as lentes de contato dental conseguem ser mais finas em sua espessura do que as facetas de porcelana. Ela são consideradas como peças de espessura ultrafina, pois sua espessura varia entre 0,2 e 0,6 milímetros, por isso, o desgaste que precisa ser feito nos dentes do paciente é mínimo.

Uma curiosidade é que ela é tão fina como uma lente de contato para os olhos, por isso mesmo ela leva esse nome de lente de contato, só que dental.

Assim como nas facetas dentais, as lentes de contato dental são utilizadas para criar um sorriso alinhado, com dentes em formatos lindos e perfeitos. Mas tudo isso é realizado com um material que fica ainda mais fino do que com o uso das facetas dentais. Mais abaixo você pode conferir algumas diferenças no uso de cada uma.

 

• Como é o processo de aplicação das lentes de contato dental:

A aplicação das lentes de contato dental no paciente também é muito tranquila e muitas vezes sem mesmo a necessidade de anestesia local.

  1. O primeiro passo é realizar um molde dos dentes do paciente para a fabricação das lentes de contato dentais adequadas para corrigir o sorriso do paciente, após um estudo dos dentes e do rosto do paciente. Por isso, esse processo é sempre personalizado.
  2. O dentista cria através de imagens e 3D como ficaria o seu sorriso final com as lentes, estando tudo ok e você gostando, é hora de passar para a produção das suas lentes de contato dentais.
  3. Assim que elas estiverem prontas (o que geralmente leva uma média de 2 semana), você retorna à consulta para a aplicação das lentes de contato dentais em seus dentes. É feito um desgaste muito pequeno e, depois, aplicada lente por lente em cada dente. E pronto, você já saí de lá com um sorriso perfeito e em muito pouco tempo.

 

• Diferenças entre as facetas de porcelana e lentes de contato dental:

Lente de contato dental

A principal diferença entre elas é a espessura final que cada peça tem, lembrando que as facetas de porcelana costumam ter entre 0,7mm e 2mm de espessura, enquanto as lentes de contato dental tem de 0.2 a 0,6mm de espessura.

Para saber qual o uso mais adequado de cada uma delas, apenas um dentista pode analisar e definir a melhor opção de acordo com o seu caso.

Entre as diferenças, a lente de contato dental costuma ser mais usada quando são necessárias pequenas correções como para fechar o espaço entre os dentes e também para harmonizar o comprimento e/ou a largura dos dentes.

As lentes dentais não costumam ser indicadas para quem tem os dentes mais escurecidos, pois por serem mais finas, elas não tem tanta cobertura de cor. É aí que entram as facetas de porcelana, que por ter uma espessura um pouco mais grossas, conseguem corrigir também a cor dos dentes.

As facetas também são mais indicadas para sorrisos que precisam de uma alteração um pouco maior, como em dentes mais desalinhados ou girados. Em alguns casos, pode ser recomendado o uso de um aparelho ortodôntico antes de realizar o procedimento.

Por ter as suas diferenças, é sempre o seu dentista que será o especialista em dizer o que é melhor para o seu sorriso, de acordo com cada caso e com o que cada paciente busca. Por isso é sempre muito importante escolher o seu dentista com cuidado e confiança.

Eu estive na KI Clínica Odonto em Curitiba e após realizar alguns procedimentos, recomendo a clínica como uma opção de qualidade em Curitiba.

• KI Clínica Conceito Estética Dental
Site: http://www.ki.odo.br
Endereço: R. Fernando Simas, 240 – Mercês, Curitiba – PR, 80410-020
Telefone: (41) 3342-4661

* Esse é um post patrocinado, no entanto, todas as opiniões expressadas aqui, são minhas opiniões reais e pessoais, baseados em minha experiência real na clínica.

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *