4 Lugares ótimos para se comprar uma casa de férias em Portugal

Casa de férias em Portugal

A população de Portugal vem crescendo continuamente nos últimos 5 anos consecutivos graças à onda imigratória de brasileiros, ingleses, franceses e até chineses. Não é à toa que tanta gente queira criar raízes nesse país tão maravilhoso cheio de lindas paisagens, boa comida, uma das populações mais amigáveis do mundo e um custo de vida muito em conta se comparado com o resto da Europa Ocidental. Mas se sua intenção de comprar uma propriedade no país ibérico não é para morar mas simplesmente para aproveitar várias férias lá, desfrutando de tudo que Portugal tem a oferecer sem precisar lidar com a papelada de residência, aqui vão algumas dicas de lugares super interessantes para se adquirir uma casa de férias.

1. Ericeira

Cidade nacionalmente conhecida como vila balnear (a qual em tempos remotos era o ponto principal de saída de barcos de Portugal para o resto do mundo), Ericeira é um local que se respira o mar, que vive para o mar. Com lindas praias cheias de história, é uma cidade que é capaz de satisfazer sua vontade de praia e ao mesmo tempo oferecer um local tranquilo para se fazer uma pausa das cidades grandes (ainda mais se um de seus interesses é o surfing!). Em setembro de 2021 Ericeira apresentou um valor médio de compra de propriedade de 237.100 euros. Com vários restaurantes de frutos do mar super frescos, parques e trilhas a beira da praia, não deixe de notar os Caminhos da Poesia (poemas de Fernando Pessoa espalhados do Parque Urbano de São Sebastião à praia do Sul).

2. Tavira

Se a sua praia não é necessariamente ficar bem à beira praia, mas sim passar as férias em um local um pouco mais pacato, então Tavira pode ser o lugar para você. Com ruelas de paralelepípedo, um centro histórico lindinho, um castelo repleto de lendas e um comércio constituído por negócios e restaurantes familiares, Tavira também não deixa a desejar. Apesar de não respirar praia, a cidade também oferece vários parques e um rápido acesso à costa (visto que se encontra no litoral do Algarve também). O preço médio da compra de propriedade na cidade em setembro de 2021 foi estimado em 229.700 euros, um valor super em conta tendo em vista sua localização assim como o acesso as lindas cidade nos arredores (e.g. Santa Luzia e Cacela Velha).

3. Ilha da Madeira

Provavelmente o item mais famoso dessa lista, a Ilha da Madeira é, sem dúvida, um dos lugares mais exóticos e lindos dentre os territórios de Portugal. Com vistas, parques e uma costa de tirar o fôlego, a Madeira com certeza não é para fracos. Lar do famoso Cristiano Ronaldo, o local possui um clima subtropical, ou seja, as temperaturas agradáveis constantes te permitem visitar o ano todo. Além das vistas, trilhas e possibilidade de observar lindos animais como baleias e golfinhos, a Ilha também faz jus à culinária Portuguesa e oferece um vinho fortificado internacionalmente famoso que não deve ser esquecido. Graças à sua fama, não é de se surpreender que a Madeira apresente valores um pouco superiores na venda de imóveis, sendo estimado em 371.970 euros.

4. Leiria

Estrategicamente posicionada, Leiria se encontra somente a 1 hora e meia de Lisboa e Porto. Seu castelo medieval contém lendas românticas, e a cidade também possui lindos percursos de caminhada pelo famoso Rio Lis, o querido Museu do Moinho de Papel e um charmoso miradouro da Igreja da Senhora da Encarnação. O foco dessa cidade é também recarregar as energias durante suas férias, aproveitando petiscos e drinks com amigos na Praça Rodrigues Lobo e depois fazer um passeio nas margens do Lis. Com valores em torno dos 246.302 euros para se comprar uma casa de férias na cidade, Leiria se mostra super em conta, principalmente ao se considerar tudo que a cidade tem a oferecer e o fácil acesso aos principais centros econômicos de Portugal, quais sejam Lisboa e Porto.