Quando chega o momento das férias, as pessoas geralmente pensam em praias, natureza, muito descanso e boa gastronomia. Muitos também procuram destinos com uma vida noturna bem agitada e outros gostam de destinos que permitam uma viagem de aventura, com muita adrenalina.
No entanto, muitas pessoas gostam de fazer turismo cultural e no Brasil há muitos lugares para viajar e conhecer museus fantásticos. Curitiba é um desses destinos ideais porque, sendo uma cidade com um clima frio, tipicamente europeu, favorece os passeios aos museus e centros históricos. Além de ser a minha cidade natal e a minha cidade preferida no país.
Sem dúvida, a capital do estado de Paraná é famosa por suas belezas naturais, mas também pela cultura que tem, com os museus que são uma referência. Esse lado cultural de Curitiba é uma atração imperdível para os visitantes nacionais e internacionais.
Os melhores museus para visitar em Curitiba
Museu Paranaense
É um enorme museu cujo acervo ultrapassa as 400 mil peças em exposição. Um único dia nunca será suficiente para conhece-lo totalmente. A grandiosidade deste museu conquista ao público que o escolhe para ter maior contato com a cultura curitibana. Os temas que os visitantes poderão admirar variam entre arqueologia e antropologia, e obras de diversos artistas.
Museu do expedicionário
Este é um museu muito especial, pois a intenção da sua criação é a preservação de itens relacionados com a Segunda Guerra Mundial e a participação do Brasil. É o museu indicado para quem ama história e tem interesse em ver e aprender tudo sobre armamento antigo. Além de armas, os visitantes poderão ver uniformes, fotografias e documentos, além de vídeos daquela época. É uma visita importante que permite tomar contato com uma parte importantíssima da história mundial.
Museu Oscar Niemeyer
Quem chega até o prédio, fica apaixonado logo de cara por causa da sua forma: um olho gigantesco que foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. O museu tem milhares de obras de arte. São quadros e esculturas que são apresentadas em ambientes harmônicos, o que torna a visita um momento muito especial e único. O museu tem 35 mil metros quadrados cheios de arte e cultura, que muitos arquitetos estrangeiros visitam procurando inspiração.
Museu da vida
A pastoral da criança criou este fantástico museu que apresenta exposições permanentes contando a história através de fotos e vídeos e documentos em geral, de como a pastoral cuida e protege milhares de crianças. Quem visita este museu acaba com vontade de ajudar também, portanto, é um local que representa uma grande lição de vida.
Museu do Holocausto
Em 700 metros quadrados, o Museu do Holocausto apresenta de uma forma séria diversos objetos e documentos de uma parte muito triste da história da humanidade. Conhecer este museu e percorrer todo o local permite receber uma aula de tolerância e de civilidade. Através de fotos e de diferentes registros, é possível perceber exatamente todo o sofrimento que milhões de pessoas judias sofreram na Alemanha nazista e todos os efeitos que o Holocausto causou. Quem está por fora do acontecido na Alemanha de Hitler, poderá se impressionar com as barbaridades cometidas nos campos de concentração.
Museu Egípcio e Rosa Cruz
Este museu é diretamente relacionado ao estudo da cultura egípcia e é um dos mais visitados em Curitiba. Neste espaço há centenas de objetos que permitem tomar contato com a vida no antigo Egito, como era e como se desenvolvia. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história bem de perto, vendo objetos raros de serem encontrados no nosso continente. Um dos grandes destaques do Museu Egípcio é uma múmia verdadeira, exposta com o seu sarcófago, algo fascinante para todos os visitantes que ficam atraídos para saber mais sobre essa época da história universal.
Conhecer os melhores museus do Nordeste do Brasil
Há muitos lugares para viajar e conhecer interessantes museus dentro do país. No Nordeste especificamente há alguns que são imperdíveis.
Museu Afro-Brasileiro
Este museu apresenta a cultura africana, destacando a importância dessa identidade cultural do Brasil. Este museu faz parte da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, sendo uma referência enquanto a ações contra o preconceito religioso e racial.
Instituto Ricardo Brennand
Entre os lugares para viajar no Brasil, Recife é um destino fantástico, pois é lá que se localiza este museu que tem um impressionante acervo medieval, abrigando esculturas, pinturas, documentos e outras peças com importante origem histórica. Este museu fica no Castelo São João e tem uma capela, uma pinacoteca e uma galeria, além de um jardim enorme.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Localizado em Fortaleza, foi fundado no ano de 1999, sendo a primeira organização social criada no país. Este centro conta com museus de história e de arte, tem auditórios, teatros, um planetário um grande parque. Aqui são apresentados shows nacionais que contam com uma grande quantidade de público, considerando que, de um modo geral, os shows são com entrada gratuita ou com preços bem baixos.
Museus no Rio de Janeiro e em São Paulo
Os museus que são verdadeiramente imperdíveis nestas duas grandes cidades, são os seguintes:
Centro Cultural Bando do Brasil do Rio de Janeiro
Localizado no centro do Rio, apresenta atividades de música, cinema, teatro e exposições de arte. Possui uma biblioteca e uma videoteca.
Museu de Arte do Rio
Tem um acervo com diversas obras das melhores coleções públicas e privadas brasileiras. São mais de 10 mil metros quadrados com 8 salas de exposições. Há diversas oficinas e atividades para todas as idades.
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Tem um dos acervos mais importantes do continente e é um dos cartões postais da cidade. Localizado no coração da Avenida Paulista, este museu tem um enorme acervo de esculturas, pinturas, fotografias, desenhos e roupas que apresentam diversas expressões artísticas dos cinco continentes, desde a antiguidade até o presente.
Museu da Língua Portuguesa
Este é um dos primeiros museus dedicados a um idioma. Localizado na Estação da Luz, tem um mirante no terceiro andar e um terraço com vista para o Jardim da Luz. É um museu muito interessante para se visitar.