Vestido de Noiva Curto: Como escolher o seu

Manu Luize
8 Min Read

Seja para usar no casamento no civil, para casamentos super jovens, com festas apenas para a família ou ainda como um segundo vestido para a noiva, o vestido de noiva curto tem sido mais procurado pelas noivas para o dia do casamento.

Vestido de noiva curto com renda

Prova disso é que várias grifes de vestidos de noiva tem incluído vestidos curtos em suas coleções, há alguns anos. O vestido de noiva curto também tem sido usado nas festas, como uma segunda opção para a noiva que já entrou na cerimônia de vestido longo e quer ficar mais à vontade na festa com um modelo curto, ele seria um segundo vestido branco para ela.
Confira dicas de como escolher o modelo de vestido de noiva curto mais apropriado para o seu casamento, de acordo com o estilo da festa/cerimônia e seu tipo de corpo, além de 40 fotos de vestidos incríveis para te inspirar.

Vestido de noiva curto: como escolher?

Vestido curto moderno

Como qualquer outro vestido, existem vários modelos de vestido de noiva curto, com diferentes decotes e variados estilos e modelos. Para escolher o seu modelo curto,  o primeiro fator a se pensar é quando e onde ele será usado.

Será para usar apenas durante a festa? É um casamento de dia? Vai ser usado em um casamento no civil? A formalidade ou informalidade da ocasião vai ajudar a escolher o vestido mais apropriado para o seu casamento.


• Casamento no civil: O vestido de noiva curto para ser usado no casamento no civil deve ser mais comportado e não exige muito brilho ou bordados se será usado apenas para essa função.

Vestido de noiva civil

• Casamentos mais informais e para noivas mais jovens permitem usar vestidos mais curtos, se a noiva for mais velha, vale apostar em um vestido de noiva curto na altura do joelho ou quem sabe pensar em um modelo longuete. Ou como segundo vestido para casamentos mais formais, para a hora da festa.

Vestido de noiva curto e simples

• O estilo do seu casamento vai definir seu vestido: Se o casamento tem um estilo mais moderno ou é mais clássico, se ele é no campo ou se tem um ar mais vintage, tudo isso vai definir o estilo do seu vestido que deve acompanhar o estilo do casamento.

Vestido de noiva curto

Se o casamento é mais glamouroso, um vestido de noiva curto ideal para a ocasião é um vestido bem bordado e com muito brilho.

Vestido de noiva curto com bordado

Se o casamento já é mais vintage, pode ser interessante apostar em modelos como nos inspirados no New Look de Christian Dior, com a saia com mais volume.

Vestido mini branco simples

Como escolher o decote do seu vestido de noiva

Existem vários modelos de decotes para os vestidos de noiva, essas dicas de moda são válidas para escolher um vestido curto, mas também funcionam para quem está escolhendo um vestido de noiva longo.

Decote de coração

Vestido de noiva simples para casamento no civil

O decote de coração, como o nome já diz, lembra o formato da parte de cima de um coração e é um decote super romântico. Ele pode ser um decote em tomara-que-caia ou mesmo um modelo com alças, como esse vestido da foto acima.

Esse decote é ideal para as mulheres com seios grandes, porque ele costuma ter bojo e é um decote que dá sustentação. Além disso, é o formato de decote que mais valoriza o colo.

Confira outros modelos de vestidos de noiva curtos com esse decote:

Decote de coração para vestido curto para casamento
Vestido com decote coração

Decote de um ombro só

Modelo em renda com um ombro só

O decote de um ombro só deixa os braços em mais evidência, por isso é recomendado para as noivas com braços finos ou bem torneados. Os modelos com esse tipo de decote podem ser com uma alça, manga curta, manga longa ou a manga 7/8.

Vestido de renda um ombro só

Decote V

Vestido curto de renda com decote V

O decote V é o decote mais democrático, pois é válido para mulheres com seios grandes e também para as que tem seios pequenos. Ele valoriza o colo, mas também é um decote ótimo para as noivas mais baixinhas ou as mais cheinhas, pois ele afina e alonga a silhueta.
Confira outros modelos em decote V:

Vestido V com manga longa de renda para senhoras
Vestido de noiva curto com decote V - plus-size

Decote nas Costas

Decote nas costas: vestido para casamento no civil

No lugar de um tradicional decote na frente, o decote nas costas é mais elegante e tem aquele “elemento surpresa”. Ao escolher um vestido de noiva com decote nas costas, busque um vestido que tenha um equilíbrio, se nas costas ele é mais aberto, procure um em que a parte da frente seja mais comportada.

Penteado para noiva preso

Decote tomara-que-caia

Decote tomara-que-caia-noiva

O vestido de noiva curto no modelo tomara-que-caia é ideal para as mulheres que não tem busto muito volumoso, pois não possuem muita sustentação. Esse modelo costuma ser mais usados pelas noivas em casamentos no verão, do que no inverno. Obviamente por causa da temperatura da estação.

Esse modelo também valoriza as mulheres mais baixinhas, como o colo fica à mostra, ele alonga um pouco a silhueta. Confira outros modelos desse tradicional decote para vestidos de noiva:

Noiva com óculos - vestido curto
Noiva com decote coração e óculos
Vestido de noiva curto plus size

Decote canoa

O decote canoa é um decote que deixa os ombros em evidência e acaba valorizando o pescoço e a nuca. Como esse decote valoriza os ombros, ele é recomendado para as mulheres que tem quadris mais largos, pois ele cria uma ilusão de ótica criando uma proporção entre eles.

Também por valorizar os ombros, deve ser evitado pelas mulheres com ombros mais largos.

Decote ombro a ombro

Vestido curto de renda

A diferença do decote ombro a ombro para o decote canoa é que esse deixa os ombros de fora, enquanto eles ficam cobertos no decote canoa. Esse é o decote ideal para as mulheres que querem esconder um pouco os braços, seja pela idade ou para disfarçar braços mais cheinhos.

Vestido curto com cauda
Modelo com decote ombro a ombro

Outros modelos de vestido de noiva curto

Vestido assimétrico para casamento no cartório

Basta escolher um modelo que seja no estilo do seu casamento e, é claro, do seu estilo. Escolha um modelo que valorize o seu tipo de corpo para ficar ainda mais linda no dia do seu casamento!

Confira outros modelos e inspire-se na hora de escolher um vestido de noiva curto:

Vestido de noiva curto com renda

Vestido de renda curto
Vestido de noiva na altura dos joelhos

Escolha também sua maquiagem de noiva inspire-se em 30 ideias de Maquiagem para Noivas.

Vestido simples para casamento na praia
Casamento civil: vestido curto
Vestido mullet branco

* Esse artigo foi totalmente escrito por mim com imagens de ilustração criadas com auxilio de IA para representar os modelos de vestidos e diferentes tipos de mulheres.

Posted by Manu Luize
Manu Luize é uma blogueira de moda e beleza com mais de 10 anos de experiência. Como especialista em moda e beleza elegante, ela escreve sobre looks chiques, nail art incríveis, dicas de decoração e destinos de viagem maravilhosos.
2 Comments
  • Pingback: Maquiagem para Noivas: 30 ideias | Manu Luize
  • Pingback: 50 Vestidos de Noiva Incríveis | Manu Luize

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *