Como visitar o Castelo de Heidelberg – Alemanha

Em dezembro saí do Brasil com o destino à Europa, para viajar por alguns meses, agora que estou de volta, vou separar vários lugares, pontos turísticos e cidades que conheci e visitei para escrever com calma e com várias dicas de viagem.
A Alemanha foi minha primeira parada e uma das cidades que visitei foi Heidelberg. Seu principal ponto turístico: o Schloss Heidelberg, que em português é chamado de Castelo de Heidelberg.

Castelo de Heidelberg - Alemanha | Schloss Heidelberg Primeira coisa, se você não fala alemão, não se apavore! Muita gente fala inglês, especialmente os jovens e mesmo os que não falam, provavelmente vão tentar te entender e te ajudar. Claro que é legal aprender umas palavras básicas como “oi” (“Hallo”), obrigada =”danke schön”, tchau = “tschüs”, por favor = “bitte schön” e com licença = “entschuldigung”, quem sabe até um “Entschuldigung, sprachen Sie Englisch?” (com licença, você fala inglês?) calma a escrita assusta, mas procure vídeos no youtube para saber como falar essas palavrinhas. Apesar dos sempre típicos comentários de “europeus fechados”, achei o povo alemão muito educado e prestativo na hora de tentar ajudar, só não vai chegar dando “oi” com beijo no rosto igual no Brasil. Voltando ao castelo…

• Como chegar no Castelo de Heidelberg?

Chegando na estação central de trem de Heidelberg, na frente você encontra pontos de ônibus e deve pegar a linha 33 que vai para o castelo e descer no stop Bergbahn. Se por acaso estiver meio sem saber pra onde ir, tem um escritório de informações turísticas próximo à estação de trem, é só passar por lá para pedir informações.

Como chegar no Castelo de Heidelberg - Mapa

imagem: Heidelberg Palace site

Para chegar no castelo, você precisa pegar um funicular (aquele “trenzinho” que vai subir e te levar ao castelo, igual ao que tem em Paris para subir até a Sacre Cœur), o nome é o mesmo do stop do ônibus: Bergbahn. O funicular já está incluso no valor da entrada do castelo e você compra o bilhete lá embaixo na entrada, antes de pegar o funicular.

Estação do Castelo de Heidelberg - Alemanha

Chegando na estação do Castelo de Heidelberg, após subir com o funicular, (de costas para a estação) o castelo está do seu lado direito.

Castelo de Heidelberg - Alemanha

O Castelo de Heidelberg (Schloss Heidelberg) começou a ser mencionado em 1225 e, depois, foi considerado um dos grandes castelos do Renascimento. De acordo com o site oficial do Schloss Heidelberg, no século XVII, o Castelo de Heidelberg era considerado a oitava maravilha do mundo.

Castelo de Heidelberg - Alemanha

A primeira parte do Castelo de Heidelberg são essas ruínas, já comentei aqui, adoro visitar lugares antigos e cheios de histórias, mesmo que sejam apenas fragmentos e ruínas do que sobrou dessa parte do castelo, acho incrível como isso ainda está lá, “de pé” depois de tantos anos:

Castelo de Heidelberg - Alemanha

Ao lado dessa parte do castelo, uma vista linda lá debaixo. Estava frio, estava nublado, mas estava lindo de qualquer jeito, olha só a vista lá do Castelo de Heidelberg:

Vista do Castelo de Heidelberg - Alemanha

Castelo de Heidelberg - Alemanha

Museu alemão da farmácia no Castelo de Heidelberg

No Castelo de Heidelberg também está o Deutsches Apothekenmuseum (German Apothecary Museum), o museu da farmácia. Você já foi até o outro lado do mundo, já que já está lá, por que não aproveitar para conhecer? O museu não é muíto grande, não é preciso muito tempo para visitá-lo.

Museu alemão da farmácia no Castelo de Heidelberg

Museu alemão da farmácia no Castelo de Heidelberg (Deutsches Apothekenmuseum).

Se você estiver por perto de Heidelberg, não deixe de visitar o Castelo de Heidelberg, é lindo!

Schloss Heidelberg
• Ingresso de entrada do Castelo de Heidelberg (incluso funicular, Schloss Heidelberg e Deutsches Apothekenmuseum):
Adulto: € 6.00
Reduzido:  € 4.00
• Horário:
Segunda-feira – domingo: 08:00 – 18:00h (última entrada às 17:30h)
24 de dezembro: 08:00 – 13:00h
25 de dezembro: fechado
Endereço: 69117 Heidelberg, Alemanha.