Se você está planejando uma viagem de férias e ainda não se decidiu para onde ir, que tal uma super dica na Espanha?
Barcelona é considerada um dos melhores destinos da Europa e isso não é por acaso: no mesmo lugar, você encontra o melhor da arquitetura européia, muita história, artistas renomados, uma das mais famosas cenas gastronômicas do mundo, uma bela praia e uma agitada vida noturna, ou seja, tem opções para todos os gostos.
Uma das mais famosas atrações é a Sagrada Família, obra-prima do catalão Antoni Gaudí – um dos maiores arquitetos da história. Ela ainda não está finalizada e só tem previsão para terminar por volta de 2026. De qualquer modo, o local é parada obrigatória pela sua beleza e originalidade, que mistura formas e cores da natureza com técnicas inovadoras, estilo registrado do arquiteto. A grandiosa construção ocupa um quarteirão inteiro e além do exterior e interior esplêndidos, é possível ainda subir em algumas das torres para ter uma visão ampla da cidade.
Outro passeio com uma arquitetura única, mas em meio à natureza, é o Parque Güell, mais um projeto assinado pelo gênio Gaudí. Como os outros, ele segue o padrão modernista: muitas curvas, cores, construções diferenciadas e, claro, verde, já que é um parque!
O melhor modo de chegar ao local é de taxi ou ônibus, pois ele fica no alto de uma montanha, a não ser que você goste de uma boa caminhada, e por isso, de lá você consegue ter uma vista linda de Barcelona e do Mar Mediterrâneo! O Parque Güell foi eleito um dos patrimônios mundiais pela Unesco, portanto se você pretende ir para Barcelona, uma passada por lá é mais do que obrigatória.
Se você se tornou fã do estilo arquitetônico de Gaudí, não vai se decepcionar ao andar pelas ruas de Barcelona. Há diversas obras do catalão espalhadas pela cidade, as mais famosas sendo a Casa Milà ou La Pedrera, o Palau Güell e a Casa Batlló. Todas podem e merecem ser visitadas, e ainda são de fácil acesso, inclusive para quem está visitando a cidade a pé. Aliás, essa é a melhor forma de se locomover pela cidade e conhecer tudo o que ela tem a oferecer, explorando cada detalhe de seu vivido cotidiano.
Falando nisso, um dos melhores lugares para se fazer uma caminhada é nas Las Ramblas, um conjunto de ruas onde praticamente tudo acontece em Barcelona e no qual você encontra os melhores exemplares da cultura local. Inicialmente, “La Rambla” era o nome de apenas uma rua, mas ela se tornou tão popular que as adjacentes também foram incluídas no complexo para formar uma das atrações mais populares da capital da Catalunha. Os destaques da região são suas lojas, como a gigante de departamentos El Corte Inglés, bares, casas noturnas e restaurantes.
Mas se durante os passeios, a fome apertar e você não quiser perder muito tempo em um dos maravilhosos restaurantes de Tapas ou frutos do mar das Ramblas, o Mercat de La Boqueria talvez seja a melhor alternativa para uma boquinha prática, mas ainda típica. Lá você vai encontrar tudo o que há de mais tradicional na gastronomia catalã, e não é a toa que o mercado foi classificado pela CNN como o melhor em alimentos frescos do mundo. Independentemente do seu gosto, vale a pena dar uma passadinha lá para checar a variedade de carnes, queijos, paella e claro, o famoso Jamón Serrano, uma das iguarias do país.
À noite, se você quer fugir da agitação das baladas ou se você procura algo mais refinado, uma das melhores coisas para se fazer é visitar o Casino Barcelona, localizado bem próximo à praia. Se você é fã de poker, saiba que o local é sede dos principais eventos da modalidade, como o circuito europeu (European Poker Tour) e também é o lugar perfeito se você busca ótimos restaurantes para jantar. Seu prédio possui uma moderna arquitetura, não deixando de ser elegante e glamuroso.
Se você está indo para Barcelona com o objetivo de aproveitar o verão europeu, também está no lugar certo! A Barceloneta é uma praia que fica a poucos minutos do centro da cidade. Criada artificialmente para os Jogos Olímpicos de 1992, hoje ela é um dos pontos turísticos mais visitados e concorridos nos dias de sol.
Além dos diversos restaurantes ao redor, o local ainda possui um convidativo calçadão com diversas atrações que vão desde músicos até pessoas andando de patins, bicicleta ou skate – além de ter um visual incrível. Se você considerar dar uma voltinha por essa região, é bom reservar umas boas horas, ou quem sabe um dia inteiro para aproveitar bem o clima praiano.
Já os amantes de futebol colocam Barcelona no roteiro pensando em um único e exclusivo destino, o Camp Nou, o estádio que é a casa do Barcelona FC. Ele é o maior do país e o segundo maior da Europa, com uma capacidade próxima a 100 mil lugares (todos sentados). Se você nunca esteve em um estádio europeu antes, vai se impressionar com a estrutura do lugar.
O Camp Nou é muito mais que um campo de futebol com arquibancadas em volta: lá você encontra um museu, uma loja com produtos exclusivos do time, bares, restaurantes e, dependendo da época, alguns eventos oficiais do clube são realizados nas dependências do estádio. Se optar por fazer o tour completo que inclui o museu oficial do clube, o valor é de aproximadamente 25 Euros (dependendo da época, o preço durante a alta temporada pode variar), mas as outras dependências – exceto o campo, que você consegue ver de relance, são de acesso livre.
Para quem se interessa por história, o Bairro Gótico é um passeio indispensável no roteiro. Com 2014 anos, pode-se dizer que Barcelona tem muita coisa para contar a cada esquina, e esse bairro é o melhor lugar para testemunhar um pouco de seu passado. Lá você vê desde ruínas romanas até construções medievais e praças da época clássica de Barcino, nome dado em sua fundação. Um ponto ideal para começar o tour é a Plaça Sant Jaume, onde se concentram os órgãos políticos desde a época dos romanos: lá se encontra a prefeitura, ou Adjuntament de Barcelona, e outros prédios oficiais como o Palau de la Generalitat de Catalunya, sede do governo.
Se depois de tanta diversão e andança bater aquela preguiça, que tal sentar em uma praça para descansar um pouco enquanto aprecia o movimento? Para isso não há lugar melhor que a Plaça de Catalunya, com mais de 50.000 metros quadrados essa praça fica no coração da cidade e é o ponto de encontro das principais ruas e avenidas, sendo o marco de início da Las Ramblas. A praça é muito bem arborizada e em conjunto com as fontes de água compõe o local perfeito para um momento relax no fim da tarde.
Barcelona é uma das poucas cidades no mundo capaz de agradar turistas de todos os gostos devido à sua diversidade. Há ainda milhares de coisas para fazer e lugares para conhecer por lá, como o bairro de Gràcia, um dos mais descolados da atualidade e onde mais uma obra de Gaudí, a Casa Vicens, se localiza, a Fundação Joan Miró e o Museu do Picasso, para quem curte arte. Portanto se ainda estava em dúvidas, já comece a arrumar as malas que, com certeza, não irá se arrepender!
Post colaborativo com André Wallace.