Que documentos são necessários para aprender espanhol em Barcelona

Estudar espanhol Barcelona

O desejo de aprender uma língua como o espanhol leva diretamente à possibilidade de passar uma temporada na Espanha, com a intenção de aprender espanhol Barcelona, uma das cidades mais bonitas da Europa, à beira do mar Mediterrâneo e próxima a tudo o que há de melhor na Europa.

Aprender uma língua estrangeira é sempre um grande desafio, principalmente se for uma língua como o espanhol, tão próxima do português, porém bem diferente justamente por causa das semelhanças. Por esse motivo, aprender espanhol Barcelona será a melhor opção para poder falar, compreender e escrever corretamente.  

Existem diversas alternativas para estudar uma língua: fazer um curso online, estudar por contra própria através de livros e vídeos, com a ajuda de alguém nativo dessa língua ou, a melhor de todas, viajar para o país onde essa língua é o idioma oficial. Assim, fazer um curso de espanhol em Barcelona será sempre a melhor decisão. 

Passar uma temporada em uma cidade onde se fala espanhol é ideal para poder colocar na prática aquilo que está sendo ensinado em uma escola de espanhol Barcelona. Afinal de contas, a obrigação de ter que pedir aquilo que você quer comer em um restaurante ou fazer com que o caixa do supermercado entenda o que você precisa, vai ajudar que o que for ensinado no curso de espanhol Barcelona seja aprendido rapidamente. 

Uma temporada para ter aulas de espanhol Barcelona

Escolher fazer um curso intensivo de espanhol Barcelona é fantástico para quem quer aproveitar uma bela temporada na Europa, porque essa cidade pode ser o ponto de partida para viajar e conhecer outras cidades espanholas como a capital Madrid, Zaragoza, Sevilla e Toledo.

Mas estudar espanhol em Barcelona também oferece a possibilidade de fazer uma bela viagem de final de semana para Andorra ou Mônaco. Mais ainda, se tiver algum feriadão, é só pegar um voo e em poucos instantes você pode estar em Paris e ter a emoção de conhecer a Cidade Luz.

Para quem mora no Brasil, tudo na Europa fica pertinho. De avião, de trem ou de ônibus, é possível aproveitar cada final de semana para conhecer uma cidade diferente. Em alguns casos, dá até para viajar de manhã cedo e voltar à noite!

O importante é definir onde estudar espanhol Barcelona e quanto tempo ficar na cidade, para organizar tudo aquilo que será necessario levar, principalmente o que se refere à documentação. 

Quais documentos são indispensáveis para poder ingressar a Espanha

Querendo aprender espanhol Barcelona, é fundamental dizer que, sem importar o motivo da viagem, é necessário que o viajante se informe antes da viagem sobre a situação e restrições para entrar a Espanha por conta das medidas sanitárias que podem se modificar. Mas é importante esclarecer que desde final de agosto de 2021, a Espanha começou a permitir a entrada de turistas que estejam completamente vacinados contra o Covid-19 com as vacinas aprovadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A princípio, quem viaja como turista e pretende ficar não mais do que 90 dias como máximo, não vai precisar de visto. Só necessitará um passaporte válido e em vigor pelo período que vai ficar na Espanha, e uma passagem de volta para o Brasil, pois esse documento é a prova que não vai ultrapassar os 90 dias permitidos de permanência como turista.

Mas se a sua intenção é fazer uma viagem de espanhol a Barcelona e talvez a permanência acabe sendo maior que os 90 dias permitidos, um visto será necessário. Também é preciso justificar o objetivo da estadia e a posse de meios econômicos que sejam suficientes para poder se sustentar sem problemas durante o período de permanência na Espanha.

Como obter o visto para estudar na Espanha

Tendo decidido ter aula de espanhol Barcelona e ficar por mais de 90 dias por lá, será necessário apresentar:

  1. Passaporte válido ao menos por 3 meses após a data de saída do Espaço
    Schengen. Isso quer dizer que esse documento deve ter ainda 3 meses de validade como mínimo no dia da volta para o Brasil. Toda emissão ou renovação de passaporte deve ser feita na Polícia Federal.
  2. Um documento provando a hospedagem: reserva de hotel, recibo do sinal de aluguel de um apartamento ou uma carta-convite se for ficar na casa de algum amigo ou parente que é residente na Espanha.
  3. Passagem de volta para o Brasil.
  4. Comprovante de meios econômicos que provem que poderá se sustentar durante o período de permanência na Espanha.
  5. Um seguro de viagem obrigatório pelo período da permanência na Espanha.
  6. Um visto.

O visto deverá ser solicitado no Consulado da Espanha no Brasil correspondente ao local de domicilio do viajante brasileiro, que deverá fazer a solicitação pessoalmente levando um comprovante de residência.

A solicitação deve ser feita antes de viajar e você deve levar em consideração que demora aproximadamente 30 dias para a entrega do visto. Não pode ir nenhuma pessoa em representação do viajante, porque o requerimento do visto é de modo presencial.

É muito importante destacar que não é aconselhável comprar a passagem antes de fazer o requerimento do visto, porque diante de qualquer demora, estará evitando perder dinheiro com a mudança de passagem. O ideal é comprar a passagem tendo conseguido o visto.

Outro ponto importante para destacar é o tempo total de permanência: se for ficar por mais de 6 meses, será necessário solicitar a carteira de residente. Isso deve ser feito na ‘Oficina de Extranjería’, em um prazo máximo de um mês desde o ingresso na Espanha.

Definitivamente, estudar espanhol na Espanha requer muita atenção, não só pela própria organização da viagem e dos estudos, mas principalmente pela documentação necessária para o período de permanência lá. Desse modo, com tudo em ordem, a experiência será fantástica!