Tipos de massagens e os seus benefícios

Tipos de massagens

Existe uma grande variedade de tipos de massagens e cada uma delas traz benefícios diferentes para o nosso corpo e mente. Uma massagem vai muito além do relaxamento e é um verdadeiro exemplo de autocuidado, algo que é cada vez mais importante nos dias de hoje. Por isso, hoje separei os principais tipos de massagens e quais são os benefícios da massagem de cada uma delas.

A variedade de tipos de massagens vai de massagens terapêuticas a massagens estéticas, relaxantes, massagens redutoras e até massagens com pedras quentes. Cada tipo de massagem é realizado de um modo diferente e o melhor é que seja realizado por profissionais. Se você não sabe onde encontrar o profissional ideal para a massagem que procura, existem sites como o Guia de Massagem que trazem profissionais recomendados para cada estilo de massagem.

Confira abaixo os principais tipos de massagem e quais são os benefícios que cada um deles pode trazer para a sua saúde, corpo e mente.

• Tipos de massagens:

1. Massagens terapêuticas:

A massagem terapêutica, que também é conhecida como massoterapia, é o tipo de massagem que trabalha os músculos do corpo de modo a estimular o seu relaxamento, ajudando a melhorar a circulação sanguínea, reduzindo os níveis de estresse e até mesmo melhorando a sua a saúde mental, além de ajudar a prevenir doenças.

Existem diversas técnicas de massagens terapêuticas, mas todas elas trazem grandes benefícios! Os seus benefícios vão desde benefícios físicos quanto mentais, tornando esse tipo de massagem uma ótima opção de autocuidado seja para superar doenças, como para aliviar tensões e ansiedade.

Conheça os principais benefícios da massagem terapêutica:

  • Melhora a circulação sanguínea
  • Reduz as tensões musculares
  • Previne algumas doenças
  • Melhora a qualidade do sono
  • Alivia estresse e ansiedade
  • Aumenta a sensação de bem-estar físico

2. Massagens redutoras

Tipos de massagens redutoras

Já as massagens redutoras são bem diferentes da anterior, nesse caso estamos falando mais de estética. São as massagens que vão ajudar a reduzir medidas indesejadas no corpo, como as massagens redutora de gordura localizada e as famosas massagens que reduzem medidas e afinam o corpo.

Um dos tipos de massagens mais procurados por muitas pessoas, o seu grande objetivo e benefício é reduzir medidas, especialmente em áreas como abdômen e culote. Essa massagem é realizada com movimentos de deslizamento e amassamento mais profundos e que seguem um ritmo mais acelerado, permitindo perder alguns centímetros em medidas a cada sessão.

3. massagens ayurveda

As massagens Ayurveda fazem parte de uma técnica utilizada por muitos médicos e terapeutas, a origem do seu nome significa “Ayur” = vida, enquanto “Veda” significa “ciência” ou “conhecimento”. Registros começam a falar desse tipo de massagem há mais de 5 mil anos, por isso, a técnica de massagem Ayurveda é conhecida como a técnica de massagem natural mais antiga e mais completa.

Essa técnica de massagem é aplicada com toques profundos e vigorosos com as mãos, mas também com os cotovelos e até com os pés. Os principais objetivos e benefícios dessa técnica milenar são proporcionar grande relaxamento, estimular os músculos e a circulação sanguínea, desse modo é possível liberar substâncias tóxicas presas aos tecidos e músculos do corpo.

Mas os benefícios das massagens Ayurveda são conhecidos por irem muito além dos benefícios à saúde física. Praticada há milênios, muitos a consideram como uma terapia que cria uma harmonização entre a parte espiritual, mental e emocional. Desse modo, essa técnica equilibra as energias do corpo, purificando quem está recebendo a massagem.

4. Massagens relaxantes e os seus tipos de massagem

Tipos de massagens relaxantes

Entre os principais tipos de massagens, as massagens relaxantes também são muito procuradas, pois trazem inúmeros benefícios que vão muito além de apenas um momento de relax.

Essa técnica de massagem mescla movimentos firmes e suaves, fazendo com que estimulem a produção de hormônios relaxantes, como por exemplo a ocitocina, que melhora o estresse e mesmo a sensação de medo, e a serotonina que normaliza os batimentos cardiacos, a sensibilidade em relação à dor e melhora o humor.

Algumas das principais massagens relaxantes são a massagem com velas quentes, Reflexologia, Bamboo terapia (massagens com bamboo), e as massagens com pedras quentes.

As massagens com pedras quentes são muito conhecidas e procuradas por ser uma terapia milenar. Nesse tipo de massagem as pedras quentes são usadas durante a massagem e o seu calor percorre suavemente os músculos do corpo, esquentando e, desse modo, criando ma sensação de relaxamento, aliviando as tensões e os sintomas da hiperatividade.

5. Massagens Shiatsu

Uma técnica terapêutica considerada como muito eficaz para combater o estresse físico e melhorar a postura corporal, essa é a técnica da massagem Shiatsu, que produzi um relaxamento profundo do corpo. Os principais benefícios desse tipo de massagem são:

  • Melhorar a postura
  • Aliviar as tensões musculares
  • Aumentar a circulação sanguínea
  • Facilitar a retirada de toxinas, o que cria uma sensação de relaxamento, bem-estar, maior disposição e vitalidade
  • Reequilibrar o fluxo energético

Esse tipo de massagem deve ser realizada por especialistas com formação específica em Shiatsu, pois ela usa pressão em locais específicos do corpo, com movimentos feitos pelos dedos, palma das mãos ou mesmo com os cotovelos, sempre de modo a aliviar os pontos de tensão, provocando o relaxamento corporal.

Como você viu, existem vários tipos de massagem e cada uma delas traz benefícios diferentes para o nosso corpo, saúde e mente. Lembre-se que uma massagem deve ser feita sempre por um profissional, para trazer todos os benefícios e evitar qualquer problema.