O título do post é grande, mas é exatamente isso: uma biografia de Yves Saint Laurent que mudou a visão que eu fazia do estilista (como comentei nesse post sobre a exposição do criador na Bélgica). Adoro livros de biografia de pessoas relacionadas à moda e a biografia de YSL em questão é o livro “Saint Laurent: A arte da elegância” de Marie-Dominique Lelièvre, publicado em 2011 e disponível em português (320 páginas).
Logo na primeira página da biografia de Saint Laurent, a autora resume o couturier como uma mistura entre os principais estilistas da história da moda:
“Chanel tivera mais autoridade; Madeleine Vionnet, mais virtuosismo; Schiaparelli, mais fantasia; Balenciaga, mais técnica; Courrèges, mais modernidade. No entanto, Saint Laurent é a soma algébrica de tudo isso, acrescida de algo mais, já que lhe fora fabricado o mito do grande costureiro atormentado, figura que lhe caíra como uma luva.” – Marie-Dominique Lelièvre.
Com um livro chamado “A arte da elegância” muita gente pode fazer confusão, mas não espere dicas de moda e como se vestir com elegância do livro. Espere conhecer Yves Saint Laurent, vários detalhes da sua carreira desde o momento que assume a Christian Dior após a morte de Dior, como também informações sobre sua infância na Argélia, suas amizades e viagens ao longo da vida.
E nessas idas e vindas da biografia que aprendi a ter uma nova imagem da pessoa que foi Yves Saint Laurent, como comentei aqui, ao assistir vários documentários sobre o couturier, sempre tinha uma imagem dele de alguém tímido, mas “doce”, sei lá, gente, cada um tem uma impressão de pessoas que não conhecem, essa era a minha sobre YSL. E a biografia de Marie-Dominique Lelièvre trouxe uma nova visão, essa do “gênio atormentado”.
Apesar de às vezes achar a autora um pouco tendenciosa para o lado negativo, foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre esse estilista que marcou a história da moda mundial.
Quem tiver interesse em ler o livro, recomendo a leitura. Você encontra o livro para venda em: “Saint Laurent: A Arte da Elegância” de Marie-Dominique Lelièvre, R$ 40.