fbpx
 

Sapatos: entenda a paixão da mulher por este item essencial

Mulher e sapatos possuem uma ligação emocional antiga. Para comprovar isso, basta observar o olhar de uma mulher diante de uma vitrine que exibe um sapato maravilhoso. Os olhos brilham. Isso quando a mulher não entra diretamente para comprar seu par preferido por impulso.

sapatos femininos

Alguns estudos indicam que muitas mulheres são tão obcecadas por sapatos que abrem mão de muitos outros itens de consumo para poder se “dar ao luxo” de escolher o seu par preferido. Muitas ao invés de sair de casa para pesquisar de loja em loja, acabam encontrando o modelo desejado com mais facilidade nos catálogos virtuais.

 

• Conheça a história que explica a ligação amorosa com os sapatos:

O amor da mulher por sapatos começou há décadas. O que se sabe é que a rainha da França, Maria Antonieta já tinha uma coleção enorme de pares e pelo visto esse costume foi sendo transmitido até os dias de hoje.

Com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, com Dom João VI, esses itens do vestuário ganharam ainda mais importância.

O salto alto também tem origem nobre. Quem já tentou entender o motivo do nome do salto Luis XV? Tudo começou no século XVII quando Luis XV pediu para produzir um sapato alto para aumentar a sua própria estatura. Diz a lenda que ele era baixinho e o salto que ganhou seu nome foi incorporado no vestuário das mulheres. Historicamente, os sapatos transmitem nobreza desde sua origem.

Sapatos antigos

 

• Qual o comportamento afetivo das mulheres com os sapatos?

Um sapato tem o poder de mudar o humor de uma mulher, elevar seu astral e a sua autoestima. Uma mulher quando está com seu sapato preferido logo transmite um ar de poder e autoconfiança.

Os sapatos de salto, além de deixarem a mulher ainda mais feminina, também corrigem a postura e o andar. Muitas mulheres relatam uma sensação de alegria e prazer ao comprar um novo par de sapato. Não há como negar que a mulher fica mais bonita ao colocar um salto. Em Veneza, no século XV, só as mulheres ricas usavam saltos. No Egito não era diferente. Os sapatos ganhavam detalhes em ouro e pedrarias apenas para mulheres nobres.

 

Quais os sapatos preferidos no século atual?

sapatos lindos

Pelo visto, as tendências da moda não mudaram tanto assim, mas a era moderna tem uma transformação marcante: a liberdade de estilos e a facilidade da compra pela internet. Com a moda cada vez mais cíclica, modelos mais modernos se misturam com outros de séculos anteriores e as mulheres amam essa mistura. A bota preta que a Rainha Vitória usava em 1900 continua dominando os guarda-roupas das mulheres. As sandálias e plataformas também se mantêm desde aquela época.

• Como aproveitar para comprar sapatos pela internet?

A internet é uma das principais vantagens nos dias de hoje, principalmente para comprar sapatos em lojas virtuais. Alguns truques facilitam a compra de sapatos pela internet sem o risco de errar. Comprar marcas e modelos já conhecidos é uma boa alternativa. Tirar as medidas dos pés também pode facilitar para escolher algum modelo diferente. Com essas dicas, é possível ter um novo par sem sair de casa.

Artigo em colaboração com Lídia Cordeiro.

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *