Cresce participação feminina no mercado da tecnologia: o SEO é a área com mais representantes

Manu Luize
8 Min Read

Uma fonte de inspiração: veja como as mulheres estão lidando com os desafios e ganhando cada vez mais espaço na indústria tecnológica.

É fato: a indústria da tecnologia foi por muito tempo dominada por profissionais do sexo masculino. Se bem que as estatísticas revelam que os homens ainda superam em número às mulheres, a presença feminina no setor vem crescendo ano a ano. Saiba como elas estão exercendo papeis essenciais, conquistando respeito e confiança nesse ambiente, e o que falta ainda a ser feito para elevar sua atuação nesse mercado específico de trabalho.

Lidando com desafios

A ascensão das mulheres em espaços majoritariamente masculinos é lenta, mas gradual. O motivo disso é uma questão social e econômica que começou muito cedo: tem a ver com como a sociedade foi estruturada. As mulheres foram historicamente incentivadas a cuidar da casa e da família, sendo invisibilizadas no mercado de trabalho formal que conhecemos. 

Felizmente, hoje já é possível perceber notórias mudanças que têm ajudado na superação de obstáculos – como diversas barreiras sociais, preconceitos implícitos, empecilhos – para alcançar posições em condições de igualdade. 

Visibilizar e ser conscientes dessas barreiras, intervindo ativamente, é o ponto de partida para gerar mudanças verdadeiras. Assim, é de muita importância fazer disso uma prioridade para cultivar um ambiente de trabalho inclusivo e garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens.

Cada espaço conquistado é valorizado e vai transformando o ambiente corporativo. Tanto é assim, que podemos identificar muitas tarefas que costumavam ser lideradas por homens e hoje são ocupadas por mulheres. 

Mulheres na tecnologia

Mulheres e profissões de tecnologia

O Marketing Digital é hoje uma das áreas com mais representação feminina no mercado profissional da tecnologia. Pelas suas habilidades naturais no que respeita ao trabalho em equipe e ao ambiente cooperativo, as mulheres costumam ser excelentes na concretização de estratégias de SEO (otimização de sites para motores de pesquisas) como em Link Buildin Latam, destinadas a atrair potenciais clientes e gerar mais vendas.

Em algumas empresas de tecnologia, como a Contenido Patrocinado, especializada no segmento de Marketing Digital e SEO, muitas posições já são ocupadas por mulheres, que atuam na busca pelos melhores resultados para seus clientes e procuram abrir portas tanto para novos mercados quanto para negócios particulares.

Impacto da participação das mulheres nas organizações

Cada vez são mais claras as vantagens da inclusão e diversidade no ambiente corporativo. A participação feminina nas empresas tem um impacto muito positivo no desempenho e na cultura de cada organização. 

Além de ajudar a elevar a rentabilidade, as mulheres conseguem proporcionar uma visão mais ampla e abrangente das situações, contribuindo com sugestões para mudanças estratégicas ou soluções para lidar com situações adversas.

A maioria das mulheres também possui uma sensibilidade indispensável quando se trata de atrair novos clientes ou engajar os existentes. O lado emocional, mais empático, oferece uma vantagem para estabelecer laços mais estreitos com as pessoas, fortalecendo os objetivos e negócios.

Vale dizer que, devido à grande quantidade de dificuldades e barreiras que enfrentam em relação às enfrentadas pelos homens, as mulheres possuem altos níveis de exigência e predisposição para a execução de tarefas. Estudos indicam que elas estudam e trabalham mais que os homens para obter valorização ou reconhecimento no ambiente de trabalho. Esse compromisso e empenho para alcançar os objetivos e demostrar suas capacidades é de muita utilidade quando se pensa em oferecer um serviço de qualidade.

Como impulsionar a presença feminina no mercado tecnológico

Se bem a presença feminina no mercado da tecnologia já é uma realidade, ainda há muito caminho para percorrer no que diz respeita à desigualdade de gênero. Nesse sentido, existem algumas medidas que podem ser colocadas em prática com o objetivo de fomentar e melhorar a movimentação feminina na área. 

Uma delas, por exemplo, são os incentivos e auxílios econômicos (como bolsas de estudo) para mulheres que têm vontade de continuar suas carreiras na área obterem certificações e capacitação com diversos treinamentos. 

Investir em programas que as encorajem e permitir que se sintam confortáveis em buscar oportunidades e ocupar posições na área é essencial para que exista maior participação feminina no mercado de trabalho. Trabalhar na capacitação dando condições para que as mulheres possam demostrar como são comprometidas e capazes é essencial quando se fala em políticas de inclusão de minorias.

Por outro lado, as estratégias diretas de inclusão voltadas a elevar o percentual de mulheres nas organizações são necessárias para gerar visibilidade e reconhecer essas profissionais no seu ambiente de trabalho. Esse tipo de inciativa é essencial para tornar a indústria um lugar mais inclusivo e gerar mais diversidade.

Assistir a aulas e palestras dentro e fora das organizações também ajuda muito para que as mulheres se mantenham atualizadas nas últimas tendências e auxiliam na construção de redes (o chamado networking) e conexões com pessoas da área. As redes proporcionam oportunidades valiosas para falar de negócios e se preparar para os desafios diários. Vale dizer que, como em muitas outras indústrias, os profissionais do mundo da tecnologia precisam se manter atualizados constantemente já que o setor evolui muito rápido. 

Um caminho a percorrer

Como foi visto, o setor da tecnologia está se expandindo a cada dia, repleto de profissionais do sexo feminino, inclusive em cargos de liderança. Devido aos projetos e iniciativas que visam promover mudanças na cultura interna das empresas, as mulheres passaram de uns anos para cá a ocupar cargos e salários mais altos. A presença feminina no mundo corporativo está se transformando muito positivamente, ainda que infelizmente seja possível afirmar que esse universo corporativo segue predominantemente masculino.

Embora sejam pequenos avanços, é preciso valorizar as conquistas e continuar com esse ritmo para que mais mulheres encontrem uma poderosa fonte de autoconfiança que as ajude a não ter medo de abraçar áreas desconhecidas e aproveitar ao máximo as oportunidades. Ainda existe um longo caminho a ser percorrido para fomentar a equidade entre gêneros no mercado profissional, mas certamente vale a pena.