Para você mulher que está procurando uma área para se identificar, vamos listar as tradicionais áreas de interesse das mulheres no país, bem como ilustrar um pouco das tendências atuais e de como o interesse da mulher está cada vez mais variado e conquistando espaços e posições de destaque diferenciados.
O mercado de trabalho anda cada vez mais diversificado. Mesmo assim, ainda há preferência das mulheres por certas áreas de atuação. Uma dessas áreas que tem crescido bastante é a de revisão e elaboração de trabalhos acadêmicos, o valor de um tcc é muitas vezes um atrativo para quem deseja ingressar nessa área. Além disso, atuar com elaboração de projetos acadêmicos permite que você trabalhe em algo diretamente relacionado com a sua graduação como, por exemplo, nutrição ou pedagogia, dois dos cursos que possuem os maiores índices de estudantes mulheres no Brasil.
Então, uma opção que tem sido viável para quem busca trabalhar online é atuar nessa área de produção e coleta de referências para trabalhos acadêmicos. Com o advento do estudo à distância, bem como a tendência do home office, áreas em que se pode trabalhar através de um computador acabam ganhando certo destaque e surgem como opções para ao menos complementar a renda.
Os cursos com maior demanda feminina ainda são nutrição e pedagogia
Embora não sejam as principais áreas de atuação das mulheres, os cursos de graduação com a maior demanda feminina ainda são na área de nutrição e na área de pedagogia. Seguidos por cursos como direito e enfermagem e muito distantes dos cursos de exatas ou tecnologia, áreas que, até pouco tempo, não despertavam muito o interesse das mulheres.
O curso de nutrição busca preparar o estudante para elaborar dietas de acordo com a necessidade do cliente. Existem diversas áreas de especialização dentro do curso e pode ser uma boa opção para tratar de distúrbios de saúde ou outras complicações. Um aluno de nutrição estuda, dentre outros assuntos, áreas como: Antropologia, Patologias, Fisiologia Humana, etc.
É uma profissão importantíssima e que possui áreas de atuação em diversos setores, desde academias até hospitais e profissionais independentes.
Por sua vez, o curso de pedagogia prepara o aluno para trabalhar com a educação e a aprendizagem. É uma ótima opção de curso complementar para quem deseja ser professor, independente da área. Assim como em nutrição, existem diversas especializações no curso de pedagogia, inclusive em tópicos que estão conquistando muito espaço e exigindo muito esforço de profissionais capacitados, como as transições para modelos híbridos de ensino ou adaptações para alunos que possuam necessidades especiais.
O pedagogo é capaz de atuar em qualquer área da educação, tanto na área de professor como na administrativa.
Apesar disso, essas não são as principais áreas de atuação das mulheres
Apesar de serem os cursos mais procurados, a grande maioria das mulheres no Brasil trabalham em áreas relacionadas à rotina administrativa e de escritório. Isso, porém, tem mudado com as novas gerações, que têm demonstrado um interesse cada vez mais diverso e relacionado a áreas em que, até pouco tempo atrás, não havia muito interesse do público feminino.
Possibilidades de carreiras em mídias sociais
Uma tendência forte do momento é a dos influencers, e uma das áreas em que se concentram é relacionada aos cosméticos e cuidados de beleza. Assim, muitas mulheres têm ganhado a vida criando conteúdo digital que aborde questões como maquiagem, cuidados com a pele, etc. Para isso, há destaque até de áreas de conhecimento especializadas que estão ganhando espaço no interesse do público. Embora não seja uma área de retorno garantido, conquistar o público através de mídias sociais pode ser um ponto de virada na vida e garantir condições sólidas de trabalho com bons retornos.
As mulheres estão ganhando espaço em outros cursos
Para além dos cursos em que, tradicionalmente, há predominância de estudantes mulheres, áreas como a de design digital, jogos ou mídias digitais, bem como as áreas relacionadas à tecnologia da informação também estão despertando cada vez mais o interesse das mulheres. Essas são áreas que, de costume, prevaleciam estudantes homens, mas hoje em dia é possível observar uma mudança nesse paradigma. Apesar disso, ainda são áreas em que as mulheres enfrentam certo preconceito e dificuldade de construir carreira, embora isso esteja mudando nos últimos tempos.
Assim, é possível observar que há uma grande variedade de profissões que estão atraindo a atenção das mulheres pelo mundo. Embora ainda haja predominância de certos cursos tradicionais, até mesmo áreas em que pouco tempo atrás não havia interesse feminino, hoje estão tendo seus espaços conquistados pelas mulheres. Com sorte, esse tipo de variedade pode trazer não apenas uma melhoria nos níveis de intolerância e preconceito contra as mulheres, bem como também uma melhoria nos serviços prestados pelos profissionais, uma vez que uma equipe diversa é muito mais eficiente.