fbpx
 

Moda descartável?

Na hora de comprar, sempre gostei de peças mais clássicas e que teriam um período de vida longo, mas e aquela tendência daquela estação que todo mundo quer usar? E o fast fashion? Aquela peça que você vai comprar e sabe que depois dessa estação nunca mais vai usar, mas ainda assim compra. Seria ela descartável?

Hoje a moda muda à velocidade da internet, tudo é muito rápido, sem contar a quantidade de coleções lançadas pelas marcas, é primavera, verão, outono, inverno, cruise, pre-fall, ufa. E o estilista que precisa criar algo diferente a cada coleção e fazer o consumidor desejar e, claro, comprar. Trabalhando por trás das cortinas da moda, é possível perceber que muitas marcas brasileiras trabalham com quatro coleções ao ano, outras já criam seis e algumas que estão nas quatro coleções/ano já pensam nas seis, fora capsule collections (aquelas mini coleções que surgem entre as coleções, às vezes com alguma tendência que explodiu e não tinha sido muito trabalhada na coleção principal).

Além das várias coleções, outro motivo que torna a moda hoje praticamente descartável é o fast fashion, o que é desfilado nas passarelas internacionais está em pouquíssimo tempo depois nas araras da Zara (e a preços acessíveis), pra que esperar até a nova coleção para usar? Até lá, outras tendências já estarão fazendo a cabeça de fashionistas e as ruas. E a qualidade? Literalmente descartável, a produção em massa passa a deixar de lado a qualidade e a longividade das peças, e a própria roupa não sobrevive a estação.

A internet também contribui para isso, a informação chega muito rápido. Enquanto em um tempo remoto para aqueles que são a geração da internet, esperavam-se meses para receber as revistas com as novas tendências de uma coleção, que vinham da Europa, hoje vemos desfiles ao vivo direto do outro lado do mundo. E o celebrity style? Todo mundo quer correr usar o que a celeb usou, mas amanhã ela já está em outra e lá vai o resto do mundo com ela.

A evolução da moda não é um problema, de modo algum, mas acho incrivelmente chique aquele vestido lindo que vai passar por várias estações com você. Tendências estão aí para serem usadas, mas antes de tudo, usar só aquilo que combina com seu gosto e corpo é essencial e quem sabe você não resolve usar ela de novo na temporada seguinte?

E você, o que acha dessa moda descartável?

O post faz parte da Blogagem Coletiva, que nessa edição tem como tema “Moda Descartável”.

41360093-selo-moda-descartc3a1vel

share

Manu Luize

Loading Facebook Comments ...

Comments

  1. oi Manu. Gostei bastante do seu ponto de vista e acredito que você tocou em um tópico muito importante para o debate sobre a moda descartável: a qualidade das peças. E você não precisar ir até a Zara para encontrar roupas que não irão sobreviver na próxima estação, não por causa da moda, mas por causa da baixa qualidade. Acredito que esse assunto tem que ser levado mais a sério. beijo.http://www.shakespearedebatom.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *