5VIE na Milano Design Week 2019

Milano Design Week 2019

Uma das capitais mundiais da moda e do design, Milão é uma cidade cheia de eventos e um dos mais importantes para quem ama ou trabalha com arquitetura e design é o Salone del Mobile e a Milano Design Week em Milão (também conhecida como Fuorisalone), que será realizado em abril, entre os dias 09/04 e 14/04.

Para a Milano Design Week 2019, o 5VIE, um bairro de design integrado em Milão, está preparando muitas exposições e eventos interessantes. Eu estive presente na conferência de imprensa e aqui estão as principais atrações do 5VIE para a Semana de Design de Milão.

 

• 5VIE for the Milano Design Week 2019:

Milano Design Week 2019

foto: Masterly: The Dutch in Milano | Dutch Pavilion

A edição de 2019 do 5VIE está trazendo arte + design e abraça a experimentação mais abertamente do que nunca para cultivar uma presença ainda mais internacional. O objetivo deste ano é consolidar sua reputação como um ponto de referência cultural, reunindo a pluralidade de pensamento e a heterogeneidade internacional.

 

Cristina Tajani, Councillor for Labor, Manufacturing, Fashion and Design Policy, explica que “as apresentações e instalações propostas pelo 5VIE ajudam a implementar a missão do governo de espalhar a vitalidade e a criatividade da Design Week para todas as partes da cidade. Acreditamos que o Fuorisalone representa não apenas uma grande oportunidade para os operadores na esfera do design se unirem e compararem notas, mas também para a cidade oferecer a possibilidade de abordar a beleza e o artesanato através das novas linguagens criativas do design, que são muitas vezes contíguas as longas tradições artesanais específicas dos vários quadrantes do Milan. Uma oportunidade para explorar o mundo do design, que tira força dos esforços de colaboração do Município de Milão e os operadores nos vários distritos, unidos pelo desejo de promover a cidade sob a bandeira da criatividade e inovação ”.

Todo ano, 5VIE dedica a Semana de Design de Milão a um grande mestre e para 2019 seu convidado de honra será Ugo La Pietra, um artista que estabeleceu sua reputação no final dos anos 50 e cuja produção tem explorado uma incrível variedade de técnicas criativas. Sua exposição é intitulada Design Territoriale, Genius Loci.

 

• Lista de Eventos e Exposições da 5VIE Milano Design Week 2019:

Aqui está uma lista de exposições, atrações e eventos que participarão do distrito do 5VIE durante a edição da Milano Design Week 2019. A lista é dividida de acordo com o local onde ocorrerá:

 

  • SANT’AMBROGIO e  região

– CARLO MASSOUD – THE FISH AND THE CROWD (curadoria de Maria Cristina Didero
)
Endereço: Oratorio della Passione, Piazza Sant’Ambrogio

Milano Design Week 2019: 5vie

Arab Dolls at Carwan Gallery | foto: Carlo Massoud

The Fish and the Crowd é a primeira exposição individual do jovem designer libanês na Itália, e reúne uma série de objetos criados desde que o designer iniciou seu estúdio em Beirute em 2013 até hoje, combinado com uma nova produção realizada para a ocasião.

Carlo Massoud está interessado em traduzir o mundo em torno dele em todos os dias e objetos animados. Para a edição de 2019 da Semana de Design de Milão 2019, Carlo Massoud reformulou o espaço do Oratorio della Passione através de uma nova colaboração com sua irmã Mary-Lynn, com quem ele criou um novo projeto colaborativo. No espaço desta igreja incrível, vários objetos desempenham o papel de uma multidão imaginária, sentados em bancos. Para O Peixe e a Multidão Carlo e Mary-Lynn Massoud citam os ícones clássicos do Cristianismo e suas liturgias (a religião a que pertencem também) para envolver os espectadores em uma reflexão intensa e irônica suspensa entre a fisicalidade dos objetos e a tensão espiritual. do contexto.

 

–  ANTON ALVAREZ – L’ULTIMA CERA (curadoria de Nicolas Bellavance- Lecompte)
Endereço: Chiesa di San Bernardino alle Monache, via Lanzone 13

ANTON ALVAREZ for the Milano design week 2019

ANTON ALVAREZ | foto: Märta Thisner

O trabalho do artista e designer Anton Alvarez é futurista e primitivo ao mesmo tempo. Com a exposição L’Ultima Cera, Anton explora um material antigo de uma maneira nova e inovadora: o bronze. Encomendado pelo curador Nicolas Bellavance-Lecompte e produzido pela 5VIE em colaboração com a Fonderia Artistica Battaglia, em Milão, como parte de seu novo programa de comissões e residências, Alvarez adapta sua máquina, chamada “Extruder”, para trabalhar com cera. A extrusora é um grande cilindro de metal pendurado no teto por correntes, usando um motor elétrico para exercer mais de 2.000 quilos de pressão sobre a cera, empurrando-a através de diferentes moldes e recortes em uma piscina de água fria, onde o artista usa suas mãos para dar a cera sua forma final. Quando a cera é colocada, todas as peças são fundidas em bronze, cada uma delas. Alvarez produz doze peças, sendo esta a primeira vez que um artista abordou o bronze com tal técnica.

 

– FORO STUDIO – RUG-O-RAMA 

Endereço: International English Centre, Via Medici, 15

Foro Studio Alessandro Iovine Rugorama
FORO Studio + Alessandro Iovine apresentam Rug-o-rama, uma série de tapetes em diferentes materiais destinados a homenagear a cidade de Milão. Com o ardor de um amante, os designers procuram capturar as muitas identidades da metrópole, tornando a sua beleza própria, filtrando-a através do olhar atento daqueles cujo trabalho se dedica a aproximar o tangível do intangível. O desafio é transmitir o poder de um lugar a um elemento de mobiliário – um tapete, neste caso – onde a fisicalidade dos materiais encontra a natureza efêmera da emoção e da memória. O produto final é, portanto, enraizado no território, mas ao mesmo tempo livre para contar várias histórias em vários lugares. O conceito envolve o uso de materiais reciclados de indústrias locais e artesãos do setor moveleiro, com o objetivo de lhes dar vida nova, transformando-os em objetos únicos. Os tapetes são tecidos à mão sobre um suporte reticular que garante a integridade estrutural. A exposição guiará o espectador ao longo de um caminho visionário e variado, em busca da perspectiva correta para admirar as muitas facetas de Milão.

 

– DAVIDE GROPPI – SPAZIO ESPERIENZE

Endereço: Via Medici, 13
Luz para ver e sentir as pessoas e o espaço.
Luz como uma visão, mas também como um sentimento.
Luz expressando mistério, profunda reflexão e sedução.

 

– LIZARD – ANA POPESCU

Endereço: Via Circo, 1
O Lizard for Design Week 2019 apresenta uma pequena seleção de pinturas acrílicas de Ana Popescu. Nascido na Romênia, cresceu na França e agora vive em Viena. Seu trabalho é um experimento constante tentando combinar elementos formais, como forma e cor. Ela é inspirada principalmente pela arquitetura – Bauhaus e modernismo socialista. Cada um de seus projetos tenta renderizar cenas simples em algo mais complexo.

 

– FATTOBENE/ ITALIAN EVERYDAY ARCHETYPES 

No charmoso cenário do Oratório da Passione, um novo Info Point deste ano, o 5VIE dedicará um espaço à livraria do Fattobene / Italian Everyday Archetypes, uma plataforma para a pesquisa e valorização de objetos italianos que existem desde sempre. Como o MoMA em Nova York, que recentemente reservou uma esquina para a Fattobene em sua livraria, este espaço representará o 5VIE – “design museum network” – um espaço dedicado ao espírito italiano, onde os visitantes podem aprender sobre objetos de design italiano anônimos que escrevi e continuo a escrever a história da nossa cultura.

 

• SANTA MARTA e região

– ROBERTO SIRONI – HUMAN CODE – curadoria de Annalisa Rosso 

Endereço: SIAM – Società d’Incoraggiamento d’Arti e Mestieri, Via Santa Marta 18

Human code: Milano Design Week

A exposição individual de Roberto Sironi HUMAN CODE, apresentada nos espaços subterrâneos do SIAM durante a Milano Design Week 2019, é o culminar de uma reflexão que caracterizou a investigação do designer milanês desde o início. Um projeto autobiográfico que reúne antropologia, tecnologia, análise de dados e experimentação de processos e materiais, bem como memórias de encontros iluminantes e jornadas de exploração. Situado em uma dimensão paralela em relação às ruas da cidade, a exposição traça as etapas mais importantes da evolução humana. Uma série de peças, expostas aqui pela primeira vez, fundem fragmentos do passado e do presente em um único código humano, em uma densa sedimentação que abrange 300.000 anos. O trabalho de Sironi parece sugerir que o Antropoceno – a era geológica atual conotada pelo impacto da humanidade no planeta, cuja data simbólica é 16 de julho de 1945 – na verdade começa com a aparência mais antiga dos seres humanos, que sempre tiveram uma relação antitética com a natureza. Nas caves do prédio do SIAM, adjacente às ruínas romanas nas quais a cidade de Milão é construída, o projetista projeta seu olhar milhares de anos à frente. Através desta passagem espaço-temporal, objetos familiares do presente tornam-se artefatos arqueológicos misteriosos e poderosos, reemergindo num futuro distante, onde os componentes artificiais e naturais são estratificados juntos de uma maneira indissolúvel. Uma sugestão poderosa que leva o espectador a questionar a condição da existência humana. Esta exposição é possível graças à colaboração de Abet Laminati, principal patrocinador do evento, e pelas parcerias técnicas com a Fonderia Artistica.

Battaglia, Neonlauro, Serpentino & Graniti, Indexlab e Serra 1938. Com o apoio do SIAM – Società d’Incoraggiamento d’Arti e Mestieri.

 

– SELETTI – DESIGN PRIDE 2019 + PARTY TEMPO ROCKS PIAZZA AFFARI Piazza Affari
Pelo quarto ano, o DESIGN PRIDE invade o distrito da 5VIE com seu pop, democrático e
espírito envolvente. Liderado por Seletti e Esselunga, o desfile de rua se confirma como uma grande festa da criatividade: graças a Esselunga os alunos do IED de Milão vão desfilar apresentando as icônicas vans da marca customizadas por elas mesmas. O desfile também será animado pela Sammontana, a marca de sorvetes que apresenta seu humor alegre, irônico e convivial.
O evento continua sob o dedo médio de Maurizio Cattelan com o Tempo Rocks Piazza
Affari, uma festa que celebra a nova caixa de lenços Tempo desenhada por Diesel, e com uma
Uma surpreendente experiência gastronômica da Heinz para celebrar o 150º aniversário de seus icônicos molhos. A data é quarta-feira, 10 de abril, às 18 horas, na Piazza Castello (esquina da Via Minghetti): o desfile será animado com carros alegóricos, música, danças e apresentações e atravessará o distrito chegando à Piazza Affari.

 

– APPARATUS – INTERLUDE


Endereço: Via Santa Marta, 14APPARATUS apresentará o INTERLUDE, um órgão intermediário de trabalho limitado, que rompe com os ACTs da progressão narrativa do estúdio. O bordado, o alabastro, o burl e a pele da enguia ancoram a coleção em referências decorativas, enquanto a proporção e a escala lúdica levam o trabalho para uma fantasia histórica.

 

– BDDW
Endereço: Via Santa Marta, 19 / a

BDDW é uma pequena empresa americana de design e fabricação. Todas as peças do BDDW são projetadas e desenvolvidas pelo fundador da empresa, Tyler Hays, e construídas em seu estúdio na Filadélfia por uma talentosa equipe de artesãos. Nos últimos 25 anos, a BDDW tornou-se uma marca de luxo reconhecida internacionalmente por seus móveis, cerâmicas e roupas de qualidade. O showroom principal está na rua crosby em new york city. O BDDW também mantém um posto avançado em Milão, na Itália, que compartilha com a marca M. Crow da Tyler. Novos trabalhos de BDDW e M. Crow de Tyler Hays também são representados por seus amigos na escola de montanha azul em Londres.

 

– LINGOTTINO

Endereço: Via Santa Marta, 10
Tradição de vanguarda e ourives na coleção Primavera 2019 dedicada à 5Vie: design em forma de ouro de 18 quilates e diamantes chiques!
Lingottino, desde 1990, atualiza todos os anos seu sortimento com uma nova coleção disponível em sua sede em Milão, via Santa Marta 10, primeiro andar. Também este ano, por ocasião da Semana do Design, temos o orgulho de apresentar formas incomuns resultado das tradições de formão e ourives combinando diamantes extravagantes, diamantes de cor natural que vão do branco ao rosa e marrom, um arco-íris vindo das minas mais escondidas no mundo!

 

– SERGE FERRARI – L’ÎLE DE SERGE

Endereço: Studio c/o Studio Nerino, Via Santa Marta, 21

l'ile de serge
E se você pudesse pousar em uma praia no coração de Milão? Durante a Milano Design Week, Sara Ricciardi foi convidada para interpretar a empresa francesa Serge Ferrari através de uma instalação única. É o segundo ano em que a marca apresenta seu trabalho no 5Vie District, na via Santa Marta. L’Île de Serge é uma exposição imersiva e multisensorial para lançar a nova linha de tecidos extra-macios para mobiliário de exterior e mostrar ao mesmo tempo a imensa gama de materiais produzidos pelo grupo francês: todos os têxteis para exterior serão exibidos em um ecossistema inspirador.

 

– VOLKER HAUG STUDIO – VOLKER HAUG STUDIO VERSUS JOHN HOGAN

Endereço: Via Santa Marta, 21

O Volker Haug Studio versus John Hogan apresenta os trabalhos colaborativos da prática de iluminação baseada em Melbourne, Volker Haug Studio, e do artista de vidro de Seattle, John Hogan.
O metal é o material escolhido pela Volker Haug Studio, e seu tratamento é a base de seu processo de fabricação. Uma abordagem das qualidades inerentes do material se interliga com os trabalhos exploratórios de Hogan com o vidro e forja esta série de luminárias esculturais.

Volker Haug Studio versus John Hogan é uma colaboração de vidro e metal reunidos pela luz. A exposição acontecerá de 9 de abril a 14 de abril na Via Santa Marta 21, Milão.

 

– ADOLFO CARRARA STUDIO DESIGN – SUITE 2603

Endereço: Via Santa Marta, 10

O Volker Haug Studio versus John Hogan apresenta os trabalhos colaborativos de prática com base em Melbourne, Volker Haug Studio, e o artista de vidro de Seattle, John Hogan.
O metal é o material escolhido pela Volker Haug Studio, e seu tratamento é uma base de seu processo de fabricação. Uma das qualidades inerentes ao material se interliga com os trabalhos exploratórios de Hogan com o vidro e forja desta série de luminárias esculturais.

Volker Haug Studio versus John Hogan é uma colaboração de metal e metal reunidos pela luz. A exposição aconteceu de 9 de abril a 14 de abril na Via Santa Marta 21, Milão.

 

– CONDE HOUSE

Endereço: Galleria Rubin, Via Santa Marta, 10

A empresa japonesa CONDE HOUSE cria elementos de mobiliário com a madeira natural das florestas de Hokkaido desde 1968, revelando o coração do Japão numa harmonia de formas delicadas e funções complexas. Durante a Semana de Design de Milão, a marca apresenta a nova coleção NUPRI, criada pelo designer mundialmente famoso Toshiyuki Kita. Os produtos inspiram-se na cultura Ainu, na população indígena de Hokkaido e na simbiose especial entre homem, elementos naturais e tecnologia, revelando um estilo único que agrega à excelência do artesanato uma atenção especial às mais avançadas técnicas de produção. O design da coleção de assentos explora os temas de bem-estar e conforto, para apoiar a anatomia humana como uma extensão do corpo, mantendo uma estética equilibrada e graciosa.

 

– DEODATO ARTE – MILAN IS BEAUTIFUL

Endereço: Via Santa Marta, 6

A Galeria Deodato Arte apresenta “Milan is beautiful”, a primeira exposição individual italiana de Brainwash, o visionário artista de rua internacionalmente conhecido. Em vista, uma coleção de mais de cem obras, desde as peças únicas até as enormes esculturas de design, das instalações de neon às latas de spray especialmente projetadas para homenagear as cidades italianas e do Milan. Um show sem precedentes que marca a tão esperada estréia oficial de Brainwash na Itália.

 

– FRANCESCO GARBELLI – TWELVE YEARS 

Endereço: Via Santa Marta angolo Via del Bollo
Francesco Garbelli criará um novo mural intitulado “Doze anos” para a Semana de Design 2019. Este novo mural substituirá o mural apresentado no ano passado, renovando o muro localizado na via S. Marta, via del Bollo. Os temas tratados neste novo trabalho são, como no ano passado, os ambientais, mas com especial atenção para os que dizem respeito à produção e reciclagem de resíduos e à economia circular. Doze anos é o tempo que os cientistas comunicaram à ONU para evitar mudanças climáticas catastróficas.

 

– BIG APPLE DESIGN – WA-SA-bi

Endereço: Piazza Mentana, 3
A Big Apple explora o espaço analisando a relação entre a plenitude e o vazio, a interação entre o espaço construído e o ambiente natural, aprimorando a meditação como uma experiência de contemplação da natureza. Entre os protagonistas da Semana de Design de Milão na Big Apple, encontramos 06D, um par de designers italianos, que colaboraram com Azul, produtor de mármore, para criar uma coleção de acessórios de mobiliário para Fine Marble & Tiles, nova marca de acessórios baseados na Suíça. 06D, formado por Francesca Adami e Mauro Fragiotta, apresenta também algumas peças da coleção Thinness. A magreza é uma viagem à leveza, com peças de mobília feitas inteiramente de aço – muito finas – dobradas, soldadas, pintadas e acabadas à mão. Tudo é feito em Brianza, a área com o maior conteúdo de design no mundo da mobília. O processamento preciso é uma homenagem à tradição artesanal italiana.

 

– CANDIANI DENIM

Endereço: Piazza Mentana, 3

Candiani Denim

Uma Big Apple explora o espaço entre a plenitude e o vazio, a interação entre o espaço e o ambiente natural, aprimorando a meditação como uma experiência de contemplação da natureza. Entre os protagonistas da Semana de Design de Milão na Big Apple, encontramos 06D, um dos designers italianos, que colaboraram com a Azul, fabricante de mármore, para criar uma coleção de acessórios de decoração para a Fine Marble & Tiles, nova marca de acessórios de base na Suíça. 06D, formado por Francesca Adami e Mauro Fragiotta, apresenta também peças da coleção Thinness. A magreza é uma viagem à leveza, com peças de mobília feitas inteiramente de aço – muito finas – dobradas, soldadas, pintadas e acabadas à mão. Tudo é feito em Brianza, uma área com o maior mercado de design no mundo da mobília. O arquivo é uma homenagem à tradição artesanal italiana.

 

– NICOLETTA GATTI – SEDUTE ESAURITE

Objetos mergulhados no passado e desgastados pelo tempo, recontando suas histórias em roupas novas. Memórias que retornam, renovadas, através de heranças familiares, dando nova vida. Esta é a filosofia da nova coleção da estilista milanesa Nicoletta Gatti, “Sedute Esaurite”. Re-cobrindo antigas cadeiras familiares com tecidos Rubelli preciosos e raros que estão fora de estoque há anos, Nicoletta criou um equilíbrio delicado entre ontem e hoje, entre memória e modernidade. Os tecidos utilizados na coleção incluem desenhos originais de Giò Ponti e Donghia. Veludo listrado, damasco, pontos texturizados, jacquard, lã e veludo de seda, escolhidos com sensibilidade e um olho perspicaz, são justapostos para criar cadeiras únicas, nunca repetidas. Como nossas lembranças.

 

– GARNIER & LINKER FOR ORMOND EDITIONS

Endereço: SIAM – Società d’Incoraggiamento d’Arti e Mestieri, Via Santa Marta, 18
Desde 2008, a Ormond Editions, com sede na Suíça, representa desde os mais conceituados talentos emergentes do design contemporâneo, com ênfase no artesanato artesanal e na materialidade. Ormond Editions também cria suas próprias coleções, distribuídas em todo o mundo. Este ano Ormond Editions apresenta uma nova coleção – um conjunto de oito peças de mobiliário e iluminação – criado em colaboração com a dupla francesa Garnier & Linker. As peças são projetadas com linhas esculturais e contemporâneas, feitas de variações de diferentes tipos de madeira, gesso, ardósia, pedra Vals e bronze, todos feitos à mão na França.
Esta coleção é apresentada juntamente com as últimas criações da Garnier & Linker. Após uma apresentação bem-sucedida de sua coleção de móveis no ano passado, a Garnier & Linker revela uma grande variedade de iluminação feita de vidro fundido de alabastro, bronze e cera perdida.

 

– THEOREME EDITIONS

Endereço: SIAM – Società d’Incoraggiamento d’Arti e Mestieri, Via Santa Marta, 18

Theoreme Editions é uma Maison francesa de peças de mobiliário e objetos de designer lançada em Milão em abril de 2019. Fundada e comissariada por David Giroire e Jerome Bazzocchi, a Theoreme Editions reúne uma seleção única de designers contemporâneos e dos melhores artesãos e fabricantes, todos os especialistas em seus campos, para criar uma coleção desejável e singular de peças de design habitável de artesanato excepcional.

 

– ORCHESTRA

Endereço: SIAM – Società d’Incoraggiamento d’Arti e Mestieri, Via Santa Marta, 18

ORCHESTRA é uma exposição produzida pela SIAM em colaboração com a miFAC Gallery e deriva em sua segunda edição.
O projeto visa criar um espaço para engajar visitantes e designers em uma discussão, promovendo uma participação coletiva e o estabelecimento de relações empáticas entre os criativos, o público e os produtos.

Para a Milano Design Week 2019, a ORCHESTRA organiza a Festa do Design: um evento efêmero, que ecoa a dinâmica de um festival e celebra o design como uma performance coletiva; A edição deste ano tem curadoria de Fulvio Giannotti e Michele Palumbo.

 

– KANZ – FRANCESCHINIS – ZPSTUDIO – HYBRITÈQUE, THE HYBRID LIBRARY
SIAM

Endereço: Società d’Incoraggiamento d’Arti e Mestieri, Via Santa Marta, 18

HYBRITEQUE: Milano design week
As práticas de design KANZ e ZPSTUDIO, e o artesão / designer Lorenzo Franceschinis unem forças para ampliar o horizonte do design contemporâneo, trazendo os diferentes campos de especialização sob a mesma luz, com um projeto onde diferentes materiais são misturados através de técnicas arcaicas e inovadoras. Esse processo de experimentação com vidro soprado, uma delicada filigrana de mármore estampado em 3D e madeira para tornear a mão convergem para uma produção de edição limitada de acessórios para casa e móveis.

 

– PATRIZIA CATALANO AND MAURIZIO BARBERIS – HOPERAPERTA

HoperAperta é um projeto compartilhado por muitos atores para relacionar diferentes habilidades, para transformar um objeto serial (design) em um único objeto (art-design) e um único objeto em uma obra de arte.
Um grupo de seis autores, foram chamados para colaborar com alguma marca (Cl Italia, Júlia Marmi, Marmi Faedo, MR, Officine Tamborrino, Staygreen), para reinterpretar o projeto como resultado de uma dialética que reinventa formas e materiais de a decoração ambiental. Alfonso Femia, Duccio Grassi, Federico Spagnulo, Fábio Cammarata, NùeVù e Maurizio Barberis, autores com diferentes histórias e habilidades, são comparados através de um único tema, para propor sua própria visão de mundo. O design se dissolve em arte e um novo conceito aparece no horizonte, movendo as formas em direção a artefatos ricos de um valor simbólico redescoberto.

 

– CAMP DESIGN GALLERY

Endereço: SIAM – Società d’Incoraggiamento d’Arti e Mestieri, Via Santa Marta, 18

Galaxy Carpet
Camp Design Gallery tem o prazer de apresentar “Fronteiras” um novo projeto de Matteo Pellegrino em colaboração com Gobbetto. “Muitas vezes a palavra e o conceito de fronteira são abusados, criando confusão e uma corrida exagerada para definir tudo o que é diferente de criminalizá-lo e torná-lo um inimigo. As fronteiras pretendem mostrar de uma forma visual, não da delimitação, mas da contaminação das culturas gera beleza e potencialmente enriquecimento das partes envolvidas.

 

– ARJUMAND

Endereço: Via Santa Marta, 11

Para a Design Week 2019, Arjumand apresenta os novos papéis de parede e tecidos da coleção SILK ROUTE.

 

– BITOSSI HOME – B-LOOM
Endereço: Via Santa Marta, 14
A colaboração entre Bitossi Home, editor de utensílios de mesa e o espaço milanês Funky Table continua pelo terceiro ano consecutivo. Este ano é o B-LOOM, uma interpretação de objetos que se transformam em incríveis caixas de flores. Para a ocasião, a colaboração frutífera é enriquecida por uma série de vasos. Uma história sem precedentes de estilo, sem regras, onde mais uma vez tudo vale a pena!

 

– ATELIER OMV OSANNA VISCONTI DI MODRONE
Endereço: Via Santa Marta, 13
No bairro “5 VIE” de Milão, o Atelier OMV, via Santa Marta 13, revela ao público a coleção de Mesa Ocasional Leaf de Osanna Visconti, peças únicas criadas com a técnica de fundição por cera perdida, que serão apresentadas em um novo e aconchegante atmosfera.
Ainda assim, a razão naturalista é um fio condutor que nunca abandona as criações do designer. A síntese perfeita entre artesanato, natureza e elegância pode ser encontrada em sua característica, espécimes de folhas procuradas transformadas em esculturas de bronze de estilos únicos.

 

– EBO – Textile design and creations – NATURAL REFLECTIONS

Endereço: Laboratorio Marcello del Giudice, Via Santa Marta, 21
Sentimento e reflexão, inspiração, observação e pensamento; a natureza e a arte sempre estiveram em diálogo ativo entre si, um relacionamento que gera um vínculo entre forma e conceito. Reflexões naturais elabora a idéia do jardim como um lugar metafórico onde se cultivar, alcançar a felicidade e a paz, a beatitudo latina, a eudaimonia grega. O objeto de decoração torna-se um elemento simbólico e, adquirindo memória poética, contribui para a criação de um “jardim” próprio, do lugar em que viver e se sentir bem.

 

– DECORTEX

Endereço: Spazio Big, Via Santa Marta, 10

Inovação combinada com paixão e respeito pela tradição é a missão da Decortex hoje. A fabricação é estritamente feita na Europa pelos principais fabricantes de têxteis que usam matéria-prima de primeira qualidade, como a melhor seda italiana tecida nos melhores teares. Esta marca de prestígio comercializa seus produtos através de uma rede mundial e seus têxteis são usados por designers de interiores líderes internacionais, arquitetos, decoradores, estofadores e particulares para criar ambientes únicos em espaços públicos, hotéis de prestígio, iates de luxo e casas particulares.

 

– GASTON Y DANIELA 

Endereço: Spazio Big, Via Santa Marta, 10

Gaston y Daniela

Gastón y Daniela é mais que uma marca; somos uma linha de têxteis e papéis de parede de alta qualidade, graças ao nosso espírito que existe desde a primeira loja em 1876. Antes de mais nada, continuamos abertos às novas tendências estéticas e harmonizamos o uso de tecnologias inovadoras enquanto aderindo ao básico do nosso arquivo histórico. Orgulhamo-nos de nossa qualidade e atenção aos detalhes que reunimos através dos profissionais com quem trabalhamos para cada projeto individual. Nós nunca paramos de avançar.

 

– DESIGNS OF THE TIME – NOBLE SAVAGE PART 2

Endereço: Spazio Big, Via Santa Marta, 10

A nova coleção “Noble Savage 2” da Designs of the Time é inspirada na cultura aborígene nativa. Sua conexão especial com o mundo natural é traduzida através do uso de materiais nobres, como linho, lã, lã de cabra e giz. As estruturas sutis, a paleta de cores exclusiva e a abstração geométrica das “imagens oníricas” conferem à nova coleção um caráter individual, porém contemporâneo. O tecido natural e cortês de estofos cria um ambiente nômade e dá vida ao seu interior.

 

– PURHO E COLLEONI ARTE – MAGUS E HOLO

Endereço: Fondazione Lighea Onlus, Via Santa Marta 15, entrada pela Via San Maurilio
Da combinação da “doce elegância dos projetos soltos” com o vidro de Murano, surge uma coleção de objetos com um sabor único, em que a tática contrastante estabelece um novo diálogo: entre quente e frio, suave e duro, brilhante e opaco. Aspectos opostos que caracterizam as edições resultantes da colaboração entre Colleoni Arte e Purho e narram a longa investigação nas áreas de contato entre o mundo do tecido e do vidro. Objetos em busca de uma funcionalidade integrada e contemporânea capaz de estabelecer um novo valor emocional através da manipulação magistral de materiais especiais, formas plásticas, variações cromáticas, sensações táteis e visuais.

 

– ROU MATERIAAL

Endereço: Davide Gatto, Via Santa Marta, 15
A ROU Materiaal foi fundada em 2013 em Ravenna, Itália. Projeta e cria mesas de escultura e esculturas de madeira feitas à mão, a partir da busca por bosques de árvores centenárias italianas derrubadas por estarem doentes ou mortos – tratadas com resinas, areias, estuques – peças únicas de arte-design com um uso eclético. Também cria tecidos artísticos – com o uso de moldes e técnicas centenárias reinterpretados de maneira contemporânea – que fazem parte de coleções nas quais cada peça é identificada com um nome. O uso de resina nos tecidos artísticos cria sugestões que se referem às técnicas utilizadas na madeira e evocam superfícies ásperas e pedregosas. ROU MATERIAAL também trabalha no projeto.

 

• SAN MAURILIO-VIA NERINO

– SAVINELLI – ASPIRO COME RESPIRO

Endereço: Via Orefici, 2

Um workshop didático em colaboração com a Accademia di Belle Arti di Brera, em Milão. Objetivo: o cachimbo como companheiro de vida: cultura e tradição desde a matéria-prima até o produto final. A Savinelli iniciou uma colaboração inovadora com os alunos da Accademia di Belle Arti de Brera, em Milão, para criar uma nova linha de tubos e acessórios limitada a 100 peças, que será vendida exclusivamente na loja Savinelli na Via Orefici, Milano, durante o Salone del Mobile. O projeto envolve uma nova embalagem e um acessório especial projetado pelos alunos da Accademia.

 

– ARNODECLERCQ 
Endereço: Galleria Gilda Contemporary, Via San Maurilio, 14
A ARNODECLERCQ apresentará pela primeira vez durante a feira sua mais nova coleção de objetos interiores e sob medida. Objetos e móveis projetados e fabricados pela Arno na Bélgica. Com materiais como madeira de Iroko queimada, carvalho, couro Stolz, vidro defumado e aço patinado. Uma coleção existente fora do sofá, mesas, vasos e castiçais e muito mais objetos para interiores atemporais, que é apresentado em todo o mundo desde que ele começou há 2 anos.

 

– LO STUDIO – MIRABILIA PATTERNS & CAMERA DELLE MERAVIGLIE

Endereço: Via San Maurilio, 11

Mirabilia é uma nova coleção de padrões, desenhada pelo designer Domenico Orefice, que descreve seu mundo visual. Isso é aplicável a várias superfícies no espaço interior, como tecidos ou papéis de parede, e elas são impressas em diferentes tipos de materiais e superfícies, para representar sua bidimensionalidade gráfica. Estes padrões cobrem o espaço “Lo Studio” na Via San Maurilio 11, no coração da 5 VIE, uma área dedicada à união entre design e arte. O ambiente é definido pelos padrões e seus significados, que criam um espaço contemporâneo e emocional. Estes “desenhos” em tecidos ou papéis definem todos os elementos desta “Sala das Maravilhas”, definindo o espaço em si.

 

– GIOPATO&COOMBES – TO THE MOON AND BACK

Endereço: Adima, Via San Maurilio, 19

Giopato & Coombes apresentam “To the Moon and Back”, uma jornada que leva os dois designers a um caminho que une o surreal ao comum. A luz é o fio comum.
Sonhando com os olhos bem abertos, eles continuam suas pesquisas sobre os devaneios sobrenaturais.
Apontando para a lua, um sonho, explorações e a maravilha de colecionar pedaços para trazer de volta à terra como tesouros de um lugar distante. A pesquisa abriu novos materiais juntamente com vidro soprado de Murano, incluindo porcelana de ossos, latão oxidado, vidro corroído, todos desenvolvidos com tecnologia inovadora. A exposição analisa um mundo entre material e digital.

Ao longo desta jornada 3 coleções foram desenvolvidas, suspensas em um mundo abstact, que representam diferentes fases da jornada.

 

– CARLA SAIBENE – MALAGA BAG

Endereço: Via San Maurilio, 20

MALAGA4 vem da colaboração entre Monica Dolfini, estilista internacionalmente conhecida, e a produtora Elena Vannucci. A Bolsa de Málaga conta a história de terras distantes, como notas de uma longa jornada do Oriente para a Europa. Tecidos de tapeçaria, enfeites e borlas emprestados de decoração de interiores, apaixonadamente provenientes de mercados em todo o mundo, são misturados com precisão, criando um conjunto de peças únicas.

 

– MAX DUDLER – NARRATING SPACES
Endereço: Galeria Alson, via San Maurilio, 11
A exposição de Max Dudler Narrating Spaces alcança sua arquitetura através de interiores e móveis projetados por ele. No que diz respeito à atmosfera espacial, uma sala em si funciona como uma casa ou até mesmo uma cidade inteira. Cada projeto é assim caracterizado por uma abordagem que é reduzida ao essencial: formas claras e materiais de qualidade.
Em colaboração com a Deutsche Werkstätten, a exposição combina fotografias de grande formato de Stefan Müller com uma série de peças de mobiliário de Max Dudler.

 

– OTTICA SAN MAURILIO

Endereço: Via San Maurilio, 14

Durante a Design Week 2019, na ambientação do 5Vie Milano Ottica San Maurilio convida você a descobrir coleções de óculos inspiradas na paixão e na pesquisa colhidas nas viagens do designer: Jean Philippe Joly. Óculos de qualidade feitos com grande atenção aos detalhes, cores cuidadosamente proporcionadas entre si e combinações perfeitas de brilho e opacidade, garantidas pela escolha dos acetatos fornecidos pela empresa Mazzucchelli, todos feitos à mão por pequenas empresas artesanais italianas.

 

– ALBERTO LEVI GALLERY – PAR TERRE – Eu gosto de Barbara Frua
Endereço: Via San Maurilio, 24
Durante o evento da Design Week 2019 a Galeria Alberto Levi apresentará, TRAME SVELATE – Os tapetes de Barbara Frua. O mundo marinho, a elegância das agaves e o decorativismo do início do século XX revivem perspectivas incomuns na nova coleção de Barbara Frua. Criatividade é expressa entre sedas regeneradas e fibras tailandesas naturais que trazem o cromatismo do designer de interiores para o jardim também.
Barbara Frua, designer de interiores com colorismo eclético e sofisticado, em colaboração com a galeria Alberto Levi, na Via San Maurilio 24, no coração do 5 VIE, criou uma coleção de tapetes produzidos em três diferentes técnicas de tecelagem.

 

– FRANCESCA MO – NARCISO – WUNDER BOXES
Endereço: San Mauri, Via San Maurilio, 4
Francesca Mo, arquiteta de Milão, trabalha com sucesso no campo da joalheria autoral há anos. Sua pesquisa baseia-se em dois fundamentos: a observação de como a natureza no tempo recolhe artefatos antrópicos distorcendo suas formas originais, cores e proporções, restaurando sua virgindade primordial e o estudo da justaposição cromática de materiais. Durante a próxima semana de design, ela apresentará dois projetos: Narcissus ring collection e Wunderbox. Você encontrará a edição limitada Narcissus no San Maurì Restaurant na via San Maurilio. Wunderboxes são cinco caixas com muitas pequenas janelas iluminadas gravadas na superfície do espelho. Olhando através deles você descobre imagens diferentes relacionadas a memórias bonitas, feias, poéticas, engraçadas ou tristes que nos prendem a nossas vidas.

 

– ELIGO STUDIO – LA STANZA SUL CORTILE

Endereço: Via Nerino, 8

ELIGO apresenta PODESTÀ SEDIE, com uma instalação pictórica. A reedição inédita da coleção Chiavari Chairs torna-se o cenário de um encontro casual de dois amantes em uma sala de bistrô com vista para uma típica corte milanesa. A histórica oficina de Chiavarese se apresenta de uma maneira nova graças à direção de arte da marca de Milão, que reinterpreta a rainha da cadeira italiana, icônica e atemporal.

 

– OFFICINANOVE

Endereço: Via Nerino, 8

A Officinanove é uma marca de design italiana capaz de melhorar um material subvalorizado, como o ferro, transformando-o em objeto de design. A singularidade da empresa é enriquecida com uma proposta de mais de 18 cores, que vão do clássico ao moderno. A Officinanove pretende surpreender com novos objectos que veem na utilidade, originalidade e conteúdo artístico as suas características peculiares capazes de comunicar a ideia de uma vida colorida, excitante e criativa.

 

– ALLA CARTA

Endereço: Via Nerino, 8

O Alla Carta Studio & Shop é um novo espaço localizado no coração do distrito 5vie em Milão. O espaço é o quartel-general da agência Alla Carta Studio e da revista Alla Carta, mas também um show-room que hospeda lançamentos, eventos, palestras – não apenas conectados ao mundo interior do estúdio, mas envolvendo todos os aspectos do que o rodeia – e uma loja com uma seleção das Alla Carta Collections, junto com a revista. A abertura oficial do Alla Carta Studio & Shop está prevista para o Salone del Mobile 2019 com um evento especial, durante o qual será lançado o Alla Carta 14 (SS19), juntamente com uma edição especial de guardanapos bordados à mão e uma colaboração exclusiva com a Sunnei marca.

 

– LABORATORIO PARAVICINI
Endereço: Via Nerino, 8
A nova coleção de placas “Athletae Gymmetria” do Laboratorio Paravicini é apresentada em uma capacidade multimídia graças à parceria com a agência de comunicação de vídeo FrameDealer. O corpo dos atletas e a decoração da cerâmica se misturam e se movem entre luz, matéria e som em uma instalação de vídeo caleidoscópica. O showroom do Laboratorio Paravicini é assim renovado com a contribuição da configuração do Eligo Studio.

 

– O CLOISTER
Endereço: Via Valpetrosa, 5
Para comemorar sua primeira participação na Design Week, o THE CLOISTER, hospeda o designer francês Sam Baron. Sam apresenta uma nova série de peças que variam de 2D a 3D e abrange o uso de vários materiais, como vidro, cerâmica, porcelana ou têxtil. O senso distintivo de narrativa é visível e tangível também graças a esses grupos de objetos para serem vistos como experimentação completa e acabada, juntamente com esboços feitos à mão, gravuras e colagens: todos comemorando os 500 anos de Leonardo e seus últimos trabalhos franceses.

 

• BRISA – GORANI

– PELLINI – EMANUELA CROTTI

Endereço: Via Morigi, 9

Criadora, inquieta e curiosa, cria peças únicas de mesas, espelhos, armários, usando resina e várias técnicas, como pintura, fotografia, gráficos, colagens. Suas composições cristalizam na resina criando um caminho pessoal de narrativa.

 

– MORIGI9 – RIFLESSO BOTANICO
Endereço: Via Morigi, 9
Os arquitectos bastianello / costa / marchetti / fabro têm o prazer de apresentar um pequeno e sofisticado design de interiores com papéis de parede pintados à mão e tapeçarias de seda bordadas por Elena Carozzi e a última edição de candeeiros de escultura de vidro criada por Angela Ardisson com Artplayfactory, nos espaços de sua sede na Via Morigi 9. Riflesso Botanico é um evento que marca a continuidade de uma paixão nascida trabalhando em conjunto e fixa um novo passo na evolução dos dois artistas.

 

– MIPA – SUPERLABOS

Endereço: Via Morigi, angolo via Vigna

SUPERSLABS é uma escultura espacial, um arquétipo entre um limiar e um portão que acrescenta um toque contemporâneo às superfícies de mosaicos da coleção SLABS da Mipa: materiais sustentáveis ​​que criam paletas de superfícies altamente decorativas.

Este tamanho abre o caminho para novas aplicações, pois oferece novas propriedades técnicas e adiciona um anel muito distinto e não convencional ao significado de “terrazzo”.

SUPERSLABS é um item para a vida da cidade que mostra toda a flexibilidade e poder estético deste novo material.

 

– ANTES DESIGN – LA NUOVA COLLEZIONE ANTES DESIGN

Endereço: Via Santa Maria alla Porta, 7 (entrada da praça de Torre Gorani)
Com foco na pesquisa de materiais e na preciosidade artesanal, a Antes Design, uma jovem marca milanesa fundada por Antonella Tesei, propõe móveis onde a relação entre formas essenciais, madeira e metal é estudada em profundidade em um equilíbrio de composição preciso onde o sinal gráfico e as cores desempenham um papel fundamental. A singularidade das propostas é revelada nos detalhes, nos revestimentos das mesas e cadeiras, bem como nos lambris – onde a madeira assume o efeito visual de um tecido sofisticado.

 

• CESARE CORRENTI – CORSO GENOVA 


 

– UGO LA PIETRA – DESIGN TERRITORIALE GENIUS LOCI

Endereço: Via Cesare Correnti courtyard, 14

Ugo La Pietra
Ugo La Pietra apresenta a exposição individual Design Territoriale, Genius Loci, que explora o interesse do mestre na cultura material submersa – ou seja, o tipo de habilidade artística capaz de apoiar e representar a obra de arte, capaz de se tornar um laboratório de pesquisa ao mesmo tempo, fornecendo ferramentas para conotar arquitetura. O resultado desta atividade levou a uma maior conscientização do patrimônio extraordinário que ainda distingue nosso território, dando origem à crescente tendência de “design territorial”. Ou seja, o design que nasce da análise dos “recursos do território”, não apenas recursos materiais, mas aqueles que servem como veículos de valores tradicionais, técnicas artesanais que se consolidaram ao longo do tempo e constituem nosso patrimônio artístico e cultural. . As obras expostas são uma amostra simbólica das coleções de objetos concebidos por Ugo La Pietra e outros artistas e designers, mas construídas por artesãos que, ao fazê-lo, continuam a defender suas tradições em uma nova expressão de sua cultura e território.
Entre as muitas áreas históricas de produção especializada que permanecem vitais hoje: os mosaicos de Spilimbergo, Monreale e Ravenna, a pedra de Lecce e Lavagna, o alabastro de Volterra, o mármore de Carrara e Verona, o vidro de Murano, Altare e Colle Val d’Elsa, as cerâmicas de Grottaglie, Caltagirone, Vietri sul Mare, Albissola e Faenza, e a fundição de bronze de Verona.

 

– KIKI VAN EIJK & JOOST VAN BLEISWIJK – CONNECT (come participação de Niels Hoebers, Sander Wassink, Michela Castagnaro)
Endereço: Via Cesare Correnti 14

KIKI VAN EIJK & JOOST VAN BLEISWIJK – CONNECT 

A falta de empatia é um problema crescente do nosso tempo. Connect, uma instalação específica de site de Kiki van Eijk e Joost van Bleiswijk, explora o tema da conexão – entre natureza e pessoas, entre criatividade subconsciente e expressão física, entre o cruzamento de diferentes disciplinas e o uso de materiais. Para Kiki e Joost, tudo começa com o desenho, um processo instintivo que é seguido por uma longa fase de prototipagem de arregaçar as mangas e sujar as mãos, experimentar e construir materiais e cores diferentes. Seu método gira em torno de uma colaboração constante e íntima, onde a influência recíproca é tão estimulante quanto respeitosa. Essa abordagem compartilhada reforça suas identidades separadas sem comprometê-las. Como acontece frequentemente com casais criativos, o produto final é uma história particular que se torna uma homenagem pública.

Kiki van Eijk apresenta Free Form, uma série de lâmpadas LED de cerâmica, modeladas na repetição de formas naturais e na sua coexistência com a humanidade. Com Space Poetry, Kiki examina a relação entre espaço e arquitetura, traduzindo-a em uma série de peças únicas que sugerem sutilmente sua própria fisicalidade e função.

Joost van Bleiswijk apresenta Curved and Taped, formas esculturais que focalizam o gesto expressivo, distanciando-as da funcionalidade, enquanto os Painéis Intertravados são objetos imaginários com formas minimalistas interconectadas. No Connect, suas obras estão interligadas, ultrapassando os limites da arquitetura, arte e design, e demonstrando que coisas incríveis podem acontecer quando nos damos a oportunidade de compartilhar e colaborar.

“Na minha qualidade de Cônsul Geral da Holanda, agradeço os altos padrões da seleção curatorial internacional, e considero a crescente presença de designers holandeses no distrito do 5VIE como um desenvolvimento muito positivo”, comenta Johan Verboom. “Desde 2016, a Embaixada e o Consulado têm colaborado com o distrito, e este ano decidimos apoiar este projeto com o objetivo comum de promover talentos e design”.

 

– LOCAL DESIGN – LOCAL MILAN No.4

Endereço: Via Cesare Correnti, 14

Milano Design week 2019 Events

A quarta edição do MILAN LOCAL será apresentada na Semana de Design de Milão deste ano no distrito 5 Vie, o centro histórico de Milão e centro de arte, design e cultura.
Apresentado pela EMMA ELIZABETH e pelo LOCAL DESIGN, o LOCAL MILAN NO.4 contará com 44 designers australianos / neozelandeses e será a maior vitrine independente do design australiano até o momento em Milão. Com uma visão para promover a conscientização e a compreensão do design australiano entre um público global, a exposição do trabalho dos designers é altamente curada e estilizada pela Emma Elizabeth, da Local Design. Onde ela convida os convidados a passear por esses arranjos montados em editoriais, isso une o coletivo de designers para celebrar a cor, a textura e o som.

 

– TAPETES OIT – SENTIMENTO
Tapetes de Ilo – imergir
Studiopepe e quase preto
Massimiliano Camoletto, Ilo e Studiopepe – No deserto
Endereço: Via Cesare Correnti, 14
Uma experiência sensorial imersiva de três exposições com tapetes e móveis será apresentada nesta edição da Fuori Salone na Via Cesare Correnti 14. Para os tapetes Salone ILO deste ano, apresentará sua coleção de tapetes de sonho, dentro de um interior muito especial no palazzo. Cesare Correnti 14. A configuração etérea é reforçada por uma fantástica instalação de luz que revelará os tapetes da maneira mais sensorial. A OIT continua a empurrar os limites do artesanato e design, introduzindo um novo material em sua paleta de tapetes de designer: fio metálico. Os reflexos dos tons de ouro e prata transformam essas peças em verdadeiro objeto.

O Milanese Design Studio STUDIOPEPE trabalha com a marca de móveis Almost Black para criar sua coleção exclusiva de peças de edição. Uma coleção de elementos escultóricos, composta por cadeiras, sofás, mesas, armários e muito mais, caracterizada por geometrias puras e reforçada por superfícies e materiais preciosos: sólida pedra basáltica preta, mármore, concreto e muitos outros, todos feitos artesanalmente por artesãos indianos. Esta colaboração entre o oriente e o oeste junta-se ao design italiano e ao legado de artesanato indiano como uma homenagem ao trabalho de Le Corbusier e Pierre Jeanneret na Índia, e ao design das icônicas peças de Chandigarh. A coleção intitulada Dharma será uma exposição itinerante que será lançada em Milão durante o Salone del Mobile e depois percorrerá o globo através da América Europa e Ásia.

Uma bela visão poética do premiado arquiteto internacional Massimiliano Camoletto, Into the Desert explora os trechos selvagens e indomados de terras áridas que cercam a maioria de seus projetos do Oriente Médio. Camolletto projetou uma intervenção impressionante no Palazzo em Cesare Correnti, que transforma quartos com painéis do século XVIII em uma sala desértica, com sua nova coleção de tapetes e móveis. A exposição de Camoletto mostrará seu design de móveis e sua primeira incursão no design de tapete com Ilo.

 

– MARK STURKENBOOM

Endereço: Via Cesare Correnti, 14

Mark Sturkenboom

Sahabi e Sturkenboom estão unindo forças. Mark Sturkenboom lança três novos projetos, incluindo What A Time To Be Alive, uma série de espelhos “líquidos” feitos de supercarros acidentados. Ele mostra objetos intencionais, onde ele recebe os espectadores em sua narrativa conceitual. Siba Sahabi mostra suas três obras de arte cinéticas que traduzem informação digital (música) em imagens analógicas (padrões). Sua instalação expressa a relação complexa entre música e sua notação gráfica.

 

– LAUFEN – MATERIALMESSAGE BY SNARKITECTURE
Endereço: Teatro Arsenale, Via Cesare Correnti, 11
A LAUFEN apresenta uma instalação especial em colaboração com o estúdio visionário Snarkitecture. O itinerário conceitual e experimental conectará dois pontos precisos: a origem, representada pelo material, e o ponto de chegada que é o produto acabado. Do barro à cerâmica, da terra em pó ao deslizamento líquido, até o polimento sedoso de SaphirKeramik: a instalação “fotografa” que várias etapas do material, sem filtros, sem alteração, numa perspectiva essencial.

 

– MARTINA GAMBONI – PEGADAS ESTRATÉGICAS – TERRENO por Poggi Ugo, O QUARTO SIMBÓLICO de Morgane Roux
Endereço: Via Edmondo de Amicis, 19.
Durante o Fuori Salone 2019, o terraço da agência Strategic Footprints que já hospedou, nos últimos quatro anos, projetos especiais de marcas independentes selecionadas por Martina Gamboni, torna-se palco da instalação “Land” específica do local, projetada por Masquespacio e curada por Valentina. Guidi Ottobri, comemorando 100 anos do forno Poggi Ugo, um dos maiores e mais antigos fornos da Itália. “A sala simbólica” é a instalação projetada por Morgane Roux, arquiteto-designer de Paris e fundador do Atelier Aveus *, hospedado na sala de reuniões da agência Strategic Footprint.

 

– LISA CORTI

Endereço: Via Giangiacomo Mora, 12

Sonho e magia, amor e fantasia, a primavera-verão de 2019 da Lisa Corti leva-nos a mundos distantes, reais ou imaginários, mas vívidos nos tecidos e designs que dão vida à coleção Home. Um novo estilo de vida que quer ser um universo a ser descoberto e inspirar-se na viagem de Lisa à Tailândia, em particular no Royal Palace, em Bangkok. Ela foi atraída para algo absolutamente único e diferente do resto: todo o porão de um templo totalmente coberto de azulejos florais chineses do século XVIII. Branco, rosa e azul, transformados em tons mais intensos e adocicados, são o pano de fundo de uma dança poética entre fauna e flora nos mundos familiares de Lisa Corti.

 

– DRESSYOUCAN
Endereço: Corso di Porta Ticinese angolo Via Giangiacomo Mora, 1
Variegação, sustentabilidade e acessibilidade: a resposta ao novo comportamento do consumidor é um modelo baseado no luxo da não-propriedade. Apresentando um formato original em colaboração com #Affortable e #MonShareArt, a DressYouCan abre a primeira loja “Not for Sale Store”: uma espiada no futuro do design, arte e moda, onde tudo pode ser alugado e possuir é supérfluo.

 

– KEEP LIFE

Endereço: Via Giangiacomo Mora, 20

A marca Keep Life nasceu em 2017. No mesmo ano, foi licenciada e reconhecida como invenção industrial. A KL usa cascas de frutas secas (na Itália coletamos cerca de 300 mil toneladas de frutas secas por ano) para gerar um material eco-sustentável, inovador e bio-inspirado. É matéria viva, continuidade de uma concha, extensão de uma árvore, linha direta entre a natureza e o homem. Envolvendo artesãos, designers e técnicos, a KL está construindo uma rede de profissionais engajados em um design consciente.

 

– BIFFI BOUTIQUE

Endereço: Corso Genova, 6

Durante a Semana de Design de Milão, a BIFFI BOUTIQUES hospedará em sua loja Corso Genova RE-ENGINEERED HUMAN, uma instalação da WRÅD – empresa de design de foco e marca dedicada à inovação sustentável e mudança social. A exposição, assim como a inovadora e exclusiva cápsula mineral tingida com grafite reciclado, é um manifesto da necessidade de reprojetar nosso foco e nos sintonizar novamente com as necessidades dos seres humanos e do planeta. WRÅD exclusivamente para BIFFI BOUTIQUES – projetado para desafiar o status quo.

 

– SIX GALLERY

Endereço: Via Scaldasole 7

Durante o MDW2019, o Six revelará um novo projeto que se tornará parte do mundo Seis. É o novo projeto hôtellerie The Sister Hotel, com o conceito imaginado pelo Seis diretor de arte Samuele Savio e o design de interiores com curadoria da dupla de estilistas Quincoces-Dragò, fundadores da Six Gallery. Juntamente com a novidade da hospitalidade, a Six Gallery apresentará o Six Project, a nova coleção de design da Quincoces-Dragò, que levará os visitantes para uma atmosfera oriental. Finalmente, será possível relaxar no ambiente intimista do GinO12 Sixième bistrot.

 

 

– MAGENTA – MERAVIGLI

 

– MASTERLY – THE DUTCH IN MILANO. DUTCH PAVILION

Endereço: Palazzo Francesco Turati, Via Meravigli, 7

Milano Design Week: Masterly dutch

MASTERLY Dutch 2019 EIGENGIJS | foto: Isabel Rottiers

Masterly-The Dutch em Milano. Pavilhão holandês está em sua quarta edição. Os participantes selecionados, incluindo renomados designers, talentos emergentes, empresas, escolas e galerias de design, apresentarão móveis, iluminação, acessórios para a casa, peças únicas nas esplêndidas salas do Palazzo Francesco Turati. 2019 marca o 350º aniversário da morte de Rembrandt, com muitos eventos espalhados na Holanda; também as apresentações da Masterly serão inspiradas no trabalho deste grande artista. “Este projeto, que apoiamos desde a sua criação, é uma vitrine valiosa para o talento holandês”, acrescenta o cônsul geral holandês Johan Verboom.

 

– THE LITTA VARIATIONS / OPUS 5 – curadoria de MoscaPartners

Endereço: Palazzo Litta, Corsa Magenta, 24

Yoon Sol Variation - Space Series

Por ocasião da Semana de Design de Milão 2019 – de 9 a 14 de abril – o Palazzo Litta receberá o programa The Litta Variations / Opus 5, com curadoria de MoscaPartners. O projeto contará com vinte e dois expositores com mais de sessenta e cinco designers da cena internacional: um total de onze países de todo o mundo vai animar os espaços de Cortile d’Onore, Piano Nobile, Cortile dell’Orologio, Teatro Litta, e o foyer. O protagonista de Cortile d’Onore será o estúdio Echo of the Pezo von Ellrichshausen, fundado no Chile em 2002 por Mauricio Pezo e Sofia von Ellrichshausen. O pavilhão coloca o homem no centro, como sujeito e fonte da contemplação: o exterior, coberto por uma superfície espelhada, reflete a colunata barroca e as duas ordens superiores que compõem o pátio do edifício; Em contraste, o interior revela o céu, um elemento natural isolado da cidade. A arquitetura é assim percebida como uma experiência compartilhada e reflexiva e a relação entre arte e arquitetura é revelada através de um eco visual extremamente reconhecível. Parceiros importantes que escolheram apoiar a Echo: primeiro, Piero Gandini (presidente da Design Holding e CEO da Flos) que acreditou pessoalmente no projeto; os parceiros técnicos da Flos para a iluminação das áreas externas e a instalação; A B & B Italia, que criou produtos personalizados para o Cortile d’Onore; De Castelli, reconhecido internacionalmente por sua expertise em metal, que fez a instalação; Salvatori, uma empresa de design especializada na transformação de pedras naturais em móveis e acessórios; finalmente, a Musement para os serviços de reserva e registro de todo o evento.

 

– MARKUS BENESCH – LABORATÓRIO ESQUECIDO

Endereço: Pozzato Mobili, Via Santa Maria Fulcorina, 17

Markus Benesch apresenta The Forgotten Workshop Uma nova coleção de móveis e revestimentos de parede para o Curious Boy. Celebrando a ludicidade do design na escolha exclusiva de materiais do estúdio em um ambiente surreal – pós-futurista.

 

– DECORAZIONE DE ANGELA FLORIO – ATELIER D’AUJOURD’HUI

Endereço: Via Santa Maria Fulcorina, 20

O desenho é abstraído do desenho, transformado e depois realizado. É o design de interiores, o resultado de uma sinergia bem-sucedida entre inovação e artesanato. Aqui você respira o mais natural e genuíno clima artístico, onde, agora como então, um gosto refinado encontra criatividade, conhecimento técnico e experimentação. O objetivo da exposição é sobre a pesquisa e estudo de decoração para design de interiores, o Atelier acaba de ser remodelado com a nossa nova coleção de tecidos e papéis de parede, e apresentará a nova marca Blue Velvet.

 

– LEGATORIA CONTI BORBONE

Endereço: Corso Magenta, 31

Conti Borbone e Evve Milano uma fusão de design entre o clássico e o moderno, longe um do outro, mas unidos pela paixão pelo processamento do couro; Conti Borbone em seus laboratórios cria produtos de alta qualidade em couro natural, mais futurista Evve Milano cria jóias de arte no campo de artigos de couro usando couros veganos.

Conti Borbone sediará em seus laboratórios a prestigiada marca Evve Milano durante a Design Week.

 

– LESLEY LUXURY VINTAGE
Endereço: Via San Nicolao, 3 / A
Ouse e faça com estilo. Karman conhece o Lesley Luxury Vintage em Milão. O design contemporâneo e a moda unem-se para uma característica de união entre duas realidades diferentes, mas complementares. De um lado, uma empresa renova a decoração de iluminação ao impor seus limites e, do outro lado, uma boutique atualiza o estilo selecionando vestimentas exclusivas de guarda-roupas particulares, dando-lhes uma nova vida. Quando a tradição encontra a inovação, a boa estrela da sofisticação brilha com um olho no futuro, o outro no detalhe.

 

– PÉRFUMO DE CALÉ – INTRECCI MATERICI

Endereço: Corso Magenta, 22

Pérfume de Calé é o endereço da Perfumaria Artística de Milão que se torna porta-voz no diálogo entre duas linguagens artísticas: Perfume e Escultura. Durante a Design Week, as esculturas em arame de Fabrizio Pozzoli, juntamente com o perfume Caterina, dedicação olfativa de Giuseppe Allegro à sua mãe que era tricoteira, atuam no Interlocamento Materic. A exposição está repleta de contaminação entre toque, visão e olfato, que têm em comum pesquisa e autenticidade na celebração da mulher como fulcro da vida.

 

– CROMONICHEL
Endereço: Via Boccaccio, 16
A CROMONICHEL é uma empresa italiana que trabalha na área de metais decorativos
tratamento de superfície por mais de 60 anos. Ele ganhou uma longa e sólida experiência no
serviço das mais prestigiadas empresas de mobiliário e acessórios de iluminação, com as quais colabora. Durante o Fuorisalone, a CROMONICHEL abre as portas de seu novo showroom de Milão para arquitetos e profissionais de design, para que eles saibam mais sobre sua produção.

 

– OFFICINE SAFFI – OPEN TO ART

Endereço: Via Aurelio Saffi, 7

Open to Art é uma competição bienal concebida e promovida pela Officine Saffit que visa reconhecer o papel da cerâmica na cultura, arte e design contemporâneos. 24 artistas pré-selecionados – selecionados entre 400 candidatos de mais de 45 nacionalidades – serão expostos na galeria Officine Saffi de 14 de fevereiro a 18 de abril de 2019.

 

• VIA DEI PIATTI – OLMETTO – SANTA MARIA VALLE e região

 

– SPAZIO OMNIA – MOT CACHÉ


Endereço: Via Disciplini, 1
Mot Caché tem suas raízes em uma história que começou no século XVIII, na França, onde um ourives dá vida a uma nova língua: a linguagem das pedras preciosas. Erika Nicklas, a designer, inspira-se na arte antiga de mensagens escondidas em pedras preciosas, para dar forma a uma coleção de jóias artesanais, que combina os códigos de matéria e cor com a necessidade humana inata de comunicar nossos sentimentos ao mundo, arraigada ao longo do tempo. Cada jóia, feita em ouro, torna-se guardiã de segredos e emoções, revelada durante a Semana de Design de Milão, no vibrante coração do 5VIE.

 

– WELCOME DESIGN
Endereço: Via dell’Unione, 4
Objetos contemporâneos que se originam da criatividade e design, artesanato e local
culturas, com especial atenção para a sustentabilidade e upcycling.
Concebida por Bonati Sisters, a WELCOME DESIGN reuniu cinco estilistas no espaço “Foto Studio Internazionale”, Galleria dell’Unione 4, Milão. O evento é feito em colaboração com o FATTOAMANOCREMONA. Parceiro de mídia: Inexhibit.com. Um jovem designer-maker – selecionado através do “in.di calling | 01 “open-call, organizado pela revista online Inexhibit.com – terá a oportunidade de fazer parte do WELCOME DESIGN e apresentar um de seus trabalhos para o público da Semana de Design de Milão 2019.