Confira o que atrai as mulheres na hora de escolher um carro

Manu Luize
6 Min Read

Quais os aspectos que fazem parte da lista do público feminino na hora da escolha de um veículo? Conheça os modelos preferidos por nós mulheres.

Independentemente do sexo, o que a maioria dos brasileiros procura na hora de escolher um carro é que seja um bom veículo em termos de espaço interior, segurança, desempenho e design. 

Já se foi o tempo em que o mercado automotivo era um mundo dominado por homens. Com o crescimento de sua participação no mercado de trabalho, hoje em dia as mulheres estão empoderadas, tomam a iniciativa na compra e escolhem o veículo mais adequado para o seu estilo de vida, com critérios cada vez mais refinados.

Dessa forma, pesquisas recentes revelam que, em sentido geral, homens e mulheres têm prioridades bem diferentes na hora de escolher carros usados São Paulo. Confira abaixo quais às preferências do público feminino quando está ao volante.

Segurança

Quando se trata de segurança, as mulheres raramente estão dispostas a fazer concessões, principalmente aquelas que possuem filhos pequenos. 

Por isso, os carros seminovos São Paulo com airbags frontais e laterais e apoios de cabeça para todos os passageiros são muito procurados, assim como aqueles que possuem freios de emergência, direção assistida e sensores de proximidade para manobrar e estacionar o veículo sem dificuldades, com segurança e tranquilidade.

Desempenho

As mulheres se importam muito com o desempenho do carro, e consideram muitos fatores, desde economia de combustível até custos de manutenção. Outras qualidades também procuradas são a performance do motor, leveza, precisão e respostas rápidas do veículo, que permitem um deslocamento fácil de um ponto para outro na cidade e facilidade na hora de estacionar.

Interior

No interior, as mulheres prestam especial atenção aos detalhes nos acabamentos, tecido, cores, compartimentos, formas e posicionamento dos controles. 

O espaço para armazenamento também é muito importante, seja para carregar mochilas, bolsas, compras, bagagens, cadeirinhas infantis e outros utensílios. Nada mais importante do que um amplo porta-malas para levar tudo aquilo que se precisa.

Espelhos iluminados no para-sol são úteis para dar aquele toque na maquiagem, mas não são um item essencial. Os “carros femininos” vão muito além dos acessórios, o que importa realmente são as diferentes possibilidades que o veículo oferece.

Sistema tecnológico

Outro item que faz sucesso entre as mulheres é a conectividade. Conexão bluetooth para celulares, entrada USB para carregar a bateria e centrais multimídias com telas digitais permitem estar conectado com o mundo sem se distrair enquanto se está no trânsito. 

Design

Carros para mulheres

Além da praticidade e da segurança, a estética é muito importante para as mulheres na hora de escolher carros a venda em Sao Paulo. Estilo atraente, cores vibrantes, formatos sutis e estilosos nos faróis são algumas das questões que influenciam na escolha, para poder exibir o veículo com orgulho na estrada.

Enquanto as cores preferidas: ainda que uma boa porcentagem de mulheres escolhe a cor vermelha, as cores preferidas de carros para público feminino são bem clássicas: branco, cinza e preto.

Conforto

As mulheres costumam procurar carros compactos e práticos, com bancos confortáveis que lhe permitam dirigir com conforto em posição elevada e com boa visibilidade. Por isso, os veículos com regulagem de altura no banco e no volante são muito valorizados, já que é fundamental poder se acomodar confortavelmente dentro do carro. 

Ter um carro com regulagem de temperatura através do ar-condicionado ou de um bom aquecimento se tornou um item fundamental para o público feminino. Um carro “refrigerado” é quase imprescindível em alguns estados brasileiros. 

Os modelos preferidos das mulheres

Em março foram finalmente divulgados os resultados da décima primeira edição do prêmio anual Women’s World Car of the Year (WWCOTY), escolhido pelo único júri do mundo automotivo composto exclusivamente por 50 jornalistas mulheres de 38 países dos cinco continentes, para definir os melhores carros do ano em termos de desempenho, conforto, conectividade, segurança, impacto ambiental, design e relação custo-benefício, entre outras categorias.

Entre os principais vencedores desse ano se encontram o Peugeot 208, o Honda, o SUV urbano Peugeot 2008 e o SUV médio Land Rover Defender, todos eles comercializados no Brasil. 

Existem, porém, alguns modelos que historicamente fazem sucesso na mão das mulheres. Por exemplo, o FIAT 500, o WV New Beatle (que já saiu de linha), o Sandero, o Citroen C3 e o SUV Duster.